A educação popular como contraponto das políticas neoliberais para educação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2023v16i46p68-93Palavras-chave:
Educação, Educação Popular, NeoliberalismoResumo
A educação tem sido um elemento de muitas discussões, principalmente enquanto dimensão importante para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Sabe-se que os desafios são muitos e que é necessário problematizar determinadas formas de como ela, a educação, se apresenta, e quais as suas intencionalidades. Nesse sentido, este trabalho busca revisitar alguns pensamentos que influenciaram os contextos educacionais de alguns momentos históricos da sociedade, todavia, com um olhar mais centrado nos desafios e perspectivas da Educação Popular para/na contemporaneidade. Enquanto metodologia, foi utilizada a revisão bibliográfica acerca das discussões sobre Educação, Sociedade e Educação Popular, a partir das contribuições da sociologia da educação com Durkheim (2009), e outras reflexões feitas por estudiosos da área da Educação como Gadotti (2000), Cortella (2009) Tonet (2006), Graciani (1999), Freire (1987), entre outros. Como resultados, percebemos que são muitos os desafios da Educação Popular. No entanto, destaca-se a perspectiva neoliberal de sociedade enquanto uma realidade muito fluente nos dias atuais, visto que, compromete uma educação de qualidade e demonstra aversão a uma prática educativa que defenda a pauta da prática social.
Downloads
Metrics
Referências
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A Educação como Política Pública. 3. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 89-106, jul./set. 2016. https://doi.org/10.1590/0104-4060.47204.
CAMPOS, Judas Tadeu de. Paulo Freire e as novas tendências da educação. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 1-15, dezembro, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3196. Acesso em 19/03/2022.
CERQUEIRA, Jackson. Bomfim Almeida de. Uma visão do neoliberalismo: surgimento, atuação e perspectivas. Sitientibus, Feira de Santana, n. 39, p.169- 189, jul./dez. 2008. https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi39.7594.
CORAGGIO, José Luis. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas para educação. In: TOMMASI, Lívia de; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio (org.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.
CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DURKHEIM, Émille. Educação e sociologia. Lisboa: Editora 70, 2009. FREIRE, Paulo. Educar é um ato político. Diário do Povo, [S.l.], p. 6, 14 ago, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios / Paulo Freire. 5 ed. São Paulo, Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165 p.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspec. [online]. 2000, vol.14, n.2, p. 03-11. http://dx.doi.org/10.1590/S0102- 88392000000200002.
GRACIANI; Maria Stela Santos. Pedagogia Social de Rua. São Paulo: Cortez. 3 ed. 1999.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1986.
TONET, Ivo. Educação e Formação Humana. In: Marxismo, Política, Educação e Emancipação Humana. 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/ index.php/ideacao/article/view/852/721. Acesso em 19/06/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.