A educação popular como contraponto das políticas neoliberais para educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2023v16i46p68-93

Palavras-chave:

Educação, Educação Popular, Neoliberalismo

Resumo

A educação tem sido um elemento de muitas discussões, principalmente enquanto dimensão importante para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Sabe-se que os desafios são muitos e que é necessário problematizar determinadas formas de como ela, a educação, se apresenta, e quais as suas intencionalidades. Nesse sentido, este trabalho busca revisitar alguns pensamentos que influenciaram os contextos educacionais de alguns momentos históricos da sociedade, todavia, com um olhar mais centrado nos desafios e perspectivas da Educação Popular para/na contemporaneidade. Enquanto metodologia, foi utilizada a revisão bibliográfica acerca das discussões sobre Educação, Sociedade e Educação Popular, a partir das contribuições da sociologia da educação com Durkheim (2009), e outras reflexões feitas por estudiosos da área da Educação como Gadotti (2000), Cortella (2009) Tonet (2006), Graciani (1999), Freire (1987), entre outros. Como resultados, percebemos que são muitos os desafios da Educação Popular. No entanto, destaca-se a perspectiva neoliberal de sociedade enquanto uma realidade muito fluente nos dias atuais, visto que, compromete uma educação de qualidade e demonstra aversão a uma prática educativa que defenda a pauta da prática social.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5955679764505968.

Emerson Rodrigues Bezerra, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão (2019). Participou como colaborador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/MEC/CAPES) (2017 - 2018). Participou como colaborador no projeto de extensão "Observatório das Escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas." (2016 - 2017). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6189580669285782.

Franciele dos Santos Fausto, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Participou do Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) no período de 2017/2018. Participa do grupo de estudos em Educação do/no Campo, no qual se encontra desde 2016. Realiza pesquisa em Educação do/no Campo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5590070029474642.

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Publicado

2023-05-16

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Artigos