Currículo em movimento
a construção do Novo Ensino Médio no Colégio São Luís
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i48p114-143Palavras-chave:
Nova Lei do Ensino Médio, Currículo, Colégio São LuísResumo
O avanço tecnológico tem gerado impactos significativos em todas as áreas, na educação inclusive. A publicação da Nova Lei do Ensino Médio marca a adaptação curricular necessária para as instituições de ensino básico. Outros documentos de regulação da educação brasileira e documentos da Rede Jesuíta de Educação coincidem com a necessidade de atualização curricular. Esse projeto de pesquisa pretende avaliar o processo de renovação curricular do Ensino Médio no Colégio São Luís. Para tanto, foram analisadas as estratégias para a concretização de um currículo em movimento e para o desenvolvimento de competências no processo de ensino e aprendizagem. Como método, foi adotado o relato de experiência, complementado pela pesquisa bibliográfica, o exame de documentos e entrevistas com profissionais da escola. Espera-se, como resultado, que a análise do caso do Colégio São Luís possa servir para uma reflexão sobre o processo de atualização curricular.
Downloads
Metrics
Referências
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
CHRISTAKIS D. A. Et al. How early media exposure may affect cognitive function: A review of results from observations in humans and experiments in mice. In: Proc Natl Acad Sci USA. 2018; 115, 9851-8. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1711 548115. Acessado em: 25/10/23.
FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In:
FORTUNATO, I.; NETO, A. S. Método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.
HANSON, Katherine. The influence of early media exposure on children’s development and learning. Doctoral Dissertations. 1011. 2017. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/dissertations_2/1011. Acesso em 25/10/23.
KHOUJA, J. N. et al. Is screen time associated with anxiety or depression in young people? Results from a UK birth cohort. In: BMC public health, 19(1), 82, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12889-018-6321-9. Acesso em 25/10/23.
KLEIN, Luiz Fernando. Educação jesuíta e pedagogia inaciana. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
ROSA, Harmut. Aceleração – A transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru: EDUSC, 2001.
Documentos:
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 23 out. 2022.
Características da Educação da Companhia de Jesus. São Paulo: Loyola, 2009.
PEC – Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação Básica: 2021-2025. São Paulo: Rede Jesuíta de Educação, Loyola, 2021.
VEIGA-NETO, Alfredo. NOGUERA, Carlos Ernesto. Conhecimento e Saber - alguns apontamentos. Texto elaborado como subsídio ao Programa Currículo em Movimento, coordenação da Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica do Ministério da Educação (DCOCEB/SEB/MEC). Março de 2009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.