Currículo em movimento

a construção do Novo Ensino Médio no Colégio São Luís

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i48p114-143

Palavras-chave:

Nova Lei do Ensino Médio, Currículo, Colégio São Luís

Resumo

O avanço tecnológico tem gerado impactos significativos em todas as áreas, na educação inclusive. A publicação da Nova Lei do Ensino Médio marca a adaptação curricular necessária para as instituições de ensino básico. Outros documentos de regulação da educação brasileira e documentos da Rede Jesuíta de Educação coincidem com a necessidade de atualização curricular. Esse projeto de pesquisa pretende avaliar o processo de renovação curricular do Ensino Médio no Colégio São Luís. Para tanto, foram analisadas as estratégias para a concretização de um currículo em movimento e para o desenvolvimento de competências no processo de ensino e aprendizagem. Como método, foi adotado o relato de experiência, complementado pela pesquisa bibliográfica, o exame de documentos e entrevistas com profissionais da escola. Espera-se, como resultado, que a análise do caso do Colégio São Luís possa servir para uma reflexão sobre o processo de atualização curricular.

 

Biografia do Autor

Rafael de Paula Aguiar Araujo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Pesquisador do NEAMP.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Araujo, R. de P. A. (2023). Currículo em movimento: a construção do Novo Ensino Médio no Colégio São Luís. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 16(48), 114–143. https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i48p114-143