Reflexões sobre as vozes contribuintes para a constituição da subjetividade profissional do docente alfabetizador

Autores

  • Maria Lidia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Parana
  • Ivete Janice de Oliveira Brotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Linguagem, Formação de Professores

Resumo

A Linguagem é uma das áreas mais importantes das Ciências Humanas, na medida em que se articula a todas as demais. E quando se trata da apropriação da linguagem escrita, a angústia com relação ao processo de alfabetização é uma constante entre alfabetizadores, seja porque várias teorias de ensino e aprendizagem da língua materna são veiculadas pelo discurso acadêmico e bibliográfico, seja porque as políticas educacionais adotam-nas. Neste artigo objetiva-se abordar, por meio de enunciados de professores alfabetizadores, quais as diferentes vozes que os constituíram profissionalmente, determinando o que se configura como base teórica em suas práticas pedagógicas. A coleta de dados realizou-se por meio de filmagens das atividades desenvolvidas em um curso de extensão, analisadas com base nos pressupostos bakhtinianos de linguagem e dialogia. A enunciação docente revela suas crenças e incertezas sobre os métodos de alfabetizar, apropriados de maneira fragmentada e superficial. É na compreensão de uma concepção de linguagem enquanto interlocução, focalizando sujeito e história, que o professor alfabetizador poderá superar modismos e se fortalecer enquanto responsável pelo ensino crítico da leitura e da escrita escolarizada.

Downloads

Metrics

PDF views
622
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202672
|

Biografia do Autor

Maria Lidia Sica Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil;

Ivete Janice de Oliveira Brotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil;

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Szymanski, M. L. S., & de Oliveira Brotto, I. J. (2013). Reflexões sobre as vozes contribuintes para a constituição da subjetividade profissional do docente alfabetizador. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(1), Port. 233–253 / Eng. 235. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10263

Edição

Seção

Artigos