Reflexões sobre as vozes contribuintes para a constituição da subjetividade profissional do docente alfabetizador

Autores

  • Maria Lidia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Parana
  • Ivete Janice de Oliveira Brotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Linguagem, Formação de Professores

Resumo

A Linguagem é uma das áreas mais importantes das Ciências Humanas, na medida em que se articula a todas as demais. E quando se trata da apropriação da linguagem escrita, a angústia com relação ao processo de alfabetização é uma constante entre alfabetizadores, seja porque várias teorias de ensino e aprendizagem da língua materna são veiculadas pelo discurso acadêmico e bibliográfico, seja porque as políticas educacionais adotam-nas. Neste artigo objetiva-se abordar, por meio de enunciados de professores alfabetizadores, quais as diferentes vozes que os constituíram profissionalmente, determinando o que se configura como base teórica em suas práticas pedagógicas. A coleta de dados realizou-se por meio de filmagens das atividades desenvolvidas em um curso de extensão, analisadas com base nos pressupostos bakhtinianos de linguagem e dialogia. A enunciação docente revela suas crenças e incertezas sobre os métodos de alfabetizar, apropriados de maneira fragmentada e superficial. É na compreensão de uma concepção de linguagem enquanto interlocução, focalizando sujeito e história, que o professor alfabetizador poderá superar modismos e se fortalecer enquanto responsável pelo ensino crítico da leitura e da escrita escolarizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Lidia Sica Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil;

Ivete Janice de Oliveira Brotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil;

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Szymanski, M. L. S., & de Oliveira Brotto, I. J. (2013). Reflexões sobre as vozes contribuintes para a constituição da subjetividade profissional do docente alfabetizador. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(1), Port. 233–253 / Eng. 235. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10263

Edição

Seção

Artigos