Subjetividade, individualidade e singularidade na criança: um sujeito que se constitui socialmente
Palavras-chave:
Aquisição da linguagem, Subjetividade, Individualidade, Singularidade, Círculo de BakhtinResumo
Partindo da hipótese de que as reflexões propostas por Bakhtin e pelo Círculo podem ajudar-nos a refletir sobre as questões que se colocam no campo da Aquisição da Linguagem, e considerando que há poucos registros no Brasil de trabalhos desenvolvidos dentro dessa perspectiva, pretendemos, neste artigo, ao pensar a constituição da criança na linguagem, no período de aquisição, discutir as noções de “sujeito”, “subjetividade”, “individualidade” e “singularidade”. A fim de visualizar melhor essa discussão, traremos os dados de fala de crianças pequenas, entre 1;8 e 3 anos, filmadas em contextos naturais de interação com pais e familiares. Com base neles, pudemos verificar, entre outras questões, que a criança, sujeito que se constitui na e pela língua(gem), imprime em suas produções marcas que revelam sua subjetividade (seja por escolhas lexicais, morfológicas, sintáticas, de gênero etc.).Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2012-11-30
Como Citar
Del Ré, A., Hilário, R. N., & Vieira, A. J. (2012). Subjetividade, individualidade e singularidade na criança: um sujeito que se constitui socialmente. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 57–74 / Eng. 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10331
Edição
Seção
Artigos