Subjetividade, individualidade e singularidade na criança: um sujeito que se constitui socialmente

Autores

  • Alessandra Del Ré UNESP-FCLAr
  • Rosângela Nogarini Hilário UNESP-FCLAr
  • Alessandra Jacqueline Vieira UNESP-FCLAr

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Subjetividade, Individualidade, Singularidade, Círculo de Bakhtin

Resumo

Partindo da hipótese de que as reflexões propostas por Bakhtin e pelo Círculo podem ajudar-nos a refletir sobre as questões que se colocam no campo da Aquisição da Linguagem, e considerando que há poucos registros no Brasil de trabalhos desenvolvidos dentro dessa perspectiva, pretendemos, neste artigo, ao pensar a constituição da criança na linguagem, no período de aquisição, discutir as noções de “sujeito”, “subjetividade”, “individualidade” e “singularidade”. A fim de visualizar melhor essa discussão, traremos os dados de fala de crianças pequenas, entre 1;8 e 3 anos, filmadas em contextos naturais de interação com pais e familiares. Com base neles, pudemos verificar, entre outras questões, que a criança, sujeito que se constitui na e pela língua(gem), imprime em suas produções marcas que revelam sua subjetividade (seja por escolhas lexicais, morfológicas, sintáticas, de gênero etc.).

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Del Ré, A., Hilário, R. N., & Vieira, A. J. (2012). Subjetividade, individualidade e singularidade na criança: um sujeito que se constitui socialmente. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 57–74 / Eng. 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10331

Edição

Seção

Artigos