A verbo-visualidade a serviço da patemização em livros ilustrados

Autores

  • Beatriz dos Santos Feres Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Patemização, Encenação descritiva verbo-visual, Livros ilustrados, Teoria Semiolinguística

Resumo

Este trabalho, pautado prioritariamente na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, pretende problematizar aspectos da semiose verbo-visual de livros ilustrados no que concerne ao processo da patemização, i.e., ao desencadeamento de emoções a partir da encenação descritiva. Pressupõe-se que a patemização, de caráter intencional, é acionada na interação texto-leitor em função de um planejamento discursivo manifesto em representações (verbais e visuais) dotadas de uma valoração cultural propensa à emoção reativa. A complementaridade observada entre palavra e imagem nos livros ilustrados analisados não só permite uma maior densidade significativa, mas também a exacerbação de qualidades e categorias nem sempre “significáveis”. A simbolização por via analógica atualizada nas imagens (visuais ou metafóricas), ou na superposição de ambas, complexifica a significação, possibilitando-lhe não só efeitos de sentido, mas também efeitos sentidos, suscitados pelos saberes de conhecimento e de crença nos quais se fundam as representações, sejam elas configuradas verbal ou visualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Feres, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da UFF, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na graduação, área de Língua Portuguesa; na especialização, área de Literatura Infantojuvenil; na pós-graduação em Estudos da Linguagem, Semiolinguística e Estudos Aplicados de Linguagem. Interesse de pesquisa: Análise do Discurso, Semiolinguística, Leitura e Livros ilustrados.

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Feres, B. dos S. (2013). A verbo-visualidade a serviço da patemização em livros ilustrados. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(2), Port. 90–105 / Eng. 87. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13852

Edição

Seção

Artigos