Dialogia na persuasão “publicitária”

Autores

  • Maria Helena Cruz Pistori PUC-SP/CNPq

Palavras-chave:

Retórica, Círculo de Bakhtin, Gênero do discurso, Publicidade, Valores

Resumo

Este artigo analisa duas publicidades da mesma marca, produzidas em mídias locais diferentes: França e Brasil. Seu objetivo é a busca da inter-relação e do nexo necessários entre o verbal, o visual e o extraverbal na produção e compreensão dos efeitos de sentido persuasivos. Como fundamentação teórico-metodológica são utilizados conceitos da antiga e da nova Retórica, aliados a noções e categorias advindas da análise dialógica do discurso, de inspiração na obra de Bakhtin e do Círculo. Nas publicidades selecionadas, observamos o modo como refletem e refratam a realidade de forma tensa e como isso se expressa nos enunciados concretos, a partir das coerções do gênero. Na análise dos efeitos de sentidos neles produzidos, destacamos, especialmente, a presença da persuasão nas diferentes relações dialógicas que os textos permitem, a importância do auditório na construção dos efeitos de sentido persuasivos dos textos e a proximidade do gênero com o gênero epidítico da antiga retórica. A construção persuasiva expressa-se nas relações dialógicas entre amplas e diferentes esferas da atividade humana, em conexão com a organização da vida social, o espaço e o tempo, e dirige-se não propriamente à aquisição de um produto, mas à adesão a um modo de vida próprio, ligado aos valores ideológicos do privilégio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Helena Cruz Pistori, PUC-SP/CNPq

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado em curso, sob supervisão da prof. Dra. Beth Brait, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Pistori, M. H. C. (2014). Dialogia na persuasão “publicitária”. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(1), Port. 148–167 / Eng. 157. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16717

Edição

Seção

Artigos