A polifonia do Círculo

Autores

  • Iúri Pávlovitch Medviédev Filólogo, historiador da cultura e crítico russo.
  • Dária Aleksándrovna Medviédeva Academia de Ciências da Rússia – RAN
  • David Shepherd Keele University

Palavras-chave:

Polifonia, Diálogo, Textos disputados

Resumo

O autor focaliza materiais de arquivo recentemente descobertos e traça a gênese da polifonia (definida como “múltiplas vozes”) e seu desenvolvimento nos trabalhos dos membros do Círculo de Bakhtin. Polifonia é um conceito fundamental elaborado colaborativamente pelos membros do Círculo, especialmente na relação dialógica entre Bakhtin e Medviédev. Os membros do Círculo dividem um campo comum no desenvolvimento de suas ideias, enquanto simultaneamente aderem a diferentes orientações ideológicas e estilos. O modo de discussão intelectual e interação pessoal praticados por Bakhtin e seus amigos pode ser descrito como polifônico. O conceito de polifonia se desenvolveu para além do extenso diálogo entre Bakhtin e Medviédev. A coincidência entre pensamentos pode ser vista após um exame cuidadoso de suas primeiras publicações. Este artigo examina também documentos relacionados à autoria dos “textos disputados” não publicados até o momento. Os autores concluem que não há mais nenhuma base para atribuir esses textos a Bakhtin. O apêndice contém traduções de três artigos publicados por Medviédev em 1911 e 1912.

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Publicado

2015-11-16

Como Citar

Medviédev, I. P., Medviédeva, D. A., & Shepherd, D. (2015). A polifonia do Círculo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(1), Eng. 89–128 / Port. 99. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/24397

Edição

Seção

(1) O tempo de Bakhtin