Formação ética, estética e política em oficinas com jovens: tensões, transgressões e inquietações na pesquisa-intervenção

Autores

  • Renan De Vita Alves de Brito Universidade de São José
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Oficinas estéticas, Dialogia, Formação ética, estética e política, Pesquisa-intervenção

Resumo

Este artigo apresenta e discute acontecimentos que emergiram no decorrer de uma pesquisa-intervenção com jovens, visando problematizar as contribuições para a formação ética, estética e política tanto dos pesquisadores como dos participantes. Oficinas estéticas mediadas por linguagens artístico-visuais consistiram no modus operandi da pesquisa-intervenção, sendo os acontecimentos relativos à oficina de graffiti o foco das análises aqui apresentadas. Participaram dessa oficina entre 20 a 25 jovens matriculados em uma escola pública municipal de Florianópolis/SC, com idades entre 13 e 16 anos. As atividades foram coordenadas por bolsistas de IC e extensão, graduandos de psicologia, e um bolsista AT, grafiteiro. Os registros das atividades foram feitos via filmagens, fotografia e registros em diário de campo. As análises foram realizadas a partir de uma perspectiva dialógica, com foco na responsividade que conota as ações e pauta a condição alteritária da existência. 

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Biografia do Autor

Renan De Vita Alves de Brito, Universidade de São José

Estudante de mestrado em Pisocologia Social na área de Relaçoes éticas, estéticas e modos de subjetivação - UFSC

Publicado

2017-05-11

Como Citar

Brito, R. D. V. A. de, & Zanella, A. V. (2017). Formação ética, estética e política em oficinas com jovens: tensões, transgressões e inquietações na pesquisa-intervenção. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 12(1), Port. 42–64 / Eng. 41. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/26093

Edição

Seção

Artigos