O espaço público da escola – um mundo significado nas relações eu-outro

Autores

  • Nelita Bortolotto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Raquel Salek Fiad Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Bakhtin, Dialogismo, Ética, Cultura, Escola

Resumo

Discutimos neste trabalho a cultura no espaço público da escola com base em ensaios de alunos de licenciatura em Letras-Português em que expressam suas representações sobre a relação eu-outro no ato da docência em estágio supervisionado. Questionamos se esses alunos, no cotidiano do labor magisterial, nos momentos constituintes do agir ético em diálogo com a estética da profissão, vivem a realidade viva do ato da docência de sujeitos, pelo primado da individualidade e da alteridade no plano do reencontro, no mundo real, do ato particular da experiência vivida (mundo da vida) com o mundo social da profissão (mundo da cultura). Os fundamentos da teoria dialógica de Bakhtin e seu Círculo respaldam a discussão proposta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nelita Bortolotto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-doutoranda do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino – Campus Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Email: nelbortolotto@gmail.com

Raquel Salek Fiad, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Linguística Aplicada. Professora titular da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Email: racafiad@gmail.com

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Bortolotto, N., & Fiad, R. S. (2017). O espaço público da escola – um mundo significado nas relações eu-outro. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 12(3), Port. 5–21 / Eng. 6. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/30649

Edição

Seção

Artigos