Produção discursiva de espaços-tempos em relatos de professores: sentidos reorientadores de formação
Palavras-chave:
Discurso, Espaço-temporalidades, FormaçãoResumo
O objetivo deste estudo é analisar, em relatos escritos de professores em formação, como as trajetórias de vida destes sujeitos se atualizam em seus discursos, através de referências a coordenadas espaço-temporais. As relações espaço-temporais inscritas nos relatos são apreendidas, nas análises, como dimensões históricas orientadoras de representações que esses sujeitos constroem de sua posição no mundo. Em se tratando de professores participantes de uma particular história de migração para uma região brasileira ainda marcada por processos de negação de direitos, suas práticas discursivas trazem índices desta trajetória e elas devem constituir bases para os próprios processos formativos, uma vez que nelas se forjam modos de constituir-se professor, de assumir a profissão, de desenvolver novos processos formativos. Os relatos apontam para cronotopos que indiciam a relação entre as experiências e a memória regida pela força das condições históricas, ao mesmo tempo que oferecem contornos de produção de identidades e de subjetividades.