Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor?

Autores

Palavras-chave:

Análise dialógica do discurso, Autoria, Protagonismo

Resumo

Este artigo visa promover um diálogo entre os sentidos de “protagonismo” nos campos teatral e educacional, a partir dos estudos de Bakhtin e o Círculo. Para tanto, analisa enunciados presentes em uma pesquisa documental, considerando as ocorrências da palavra “protagonismo” entre os sentidos emergentes, a fim de estabelecer possíveis pontos de contato com a categoria bakhtiniana de autoria. Para a investigação, partimos do texto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2017) e do Projeto Político-Pedagógico de uma universidade federal em diálogo com os sentidos de protagonismo no teatro, em perspectiva educacional. Ao resgatar as cadeias discursivas de cada esfera em particular, a análise permitiu compreender que essa apropriação pela BNCC-EM assume uma nova dimensão discursiva, descaracterizando seus enunciadores e interlocutores originais e não oferecendo subsídios para a construção do protagonismo/autoria. Além disso, evoca um sujeito estudante passivo, refém das determinações do documento que impacta as ações da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Garcia Cavalcante, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Setor Litoral - Matinhos, Paraná, Brasil

 Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR - Setor Litoral - Câmara de Licenciatura em Linguagem e Comunicação)

José Luiz de Souza Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Setor Litoral - Matinhos, Paraná, Brasil

Professor Substituto da Universidade Federal do Paraná (UFPR - Setor Litoral - Câmara de Licenciatura em Artes)

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Cavalcante, C. G., & Santos, J. L. de S. (2019). Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor?. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(3), Port. 156–175 / Eng. 160. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/37877

Edição

Seção

Artigos