Lotman e o procedimento modelizador: a formulação sobre “invariante intelectual” da cultura

Autores

Palavras-chave:

Procedimento modelizador, Modelos, Invariante intelectual, Linguagem

Resumo

Tendo em vista a importância que o conceito de modelização, advindo da Cibernética, possui para o pensamento de Iuri Lotman, este artigo visa discutir a maneira pela qual o raciocínio inerente ao procedimento modelizador se encontra presente numa das suas principais formulações, relativa à “invariante intelectual”, que elucida a ação exercida pelo mecanismo inteligente da cultura, capaz de assegurar a sua perenidade e, ao mesmo tempo, incitar a criação de novos textos. Para proceder a essa discussão, primeiramente serão retomados os fundamentos do processo de modelização e sua relação com o fazer científico, com o intuito de indicar o que vem a ser o “modelo” e o tipo de inteligibilidade que ele é capaz de produzir. Ao explorar a centralidade que o procedimento modelizador possui nas formulações de Lotman, espera-se igualmente elucidar de que modo, para o autor, é possível construir uma compreensão semiótica muito singular acerca da linguagem e da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, UFRB

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, realizou estágio pós-doutoral na ECA/USP. Foi coordenadora do GP Semiótica da Comunicação no período de 2011 a 2014. Professora adjunta e gestora de pesquisa do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da UFRB.

Publicado

2019-11-16

Como Citar

Nakagawa, R. M. de O. (2019). Lotman e o procedimento modelizador: a formulação sobre “invariante intelectual” da cultura. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(4), Port. 121–140 / Eng. 117. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/38379

Edição

Seção

Artigos