O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso

Autores

Palavras-chave:

Meme, Gêneros do discurso, Estudos bakhtinianos

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, em atividades de produção de textos. A perspectiva teórico-metodológica é a dos estudos bakhtinianos do discurso, da qual destacamos os conceitos de enunciado concreto, gêneros do discurso e campo de atividade.

Downloads

Metrics

PDF views
709
Apr 19 '20Apr 22 '20Apr 25 '20Apr 28 '20May 01 '20May 04 '20May 07 '20May 10 '20May 13 '20May 16 '20288
| |

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Lara, M. T. de A., & Mendonça, M. C. (2020). O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(2), Port. 185–209 / Eng. 195. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42169

Edição

Seção

Artigos