Comunidades de leitores: cultura juvenil e os atos de descolecionar

Autores

Palavras-chave:

Comunidades de leitores, Cultura juvenil, Leitura, Forças centrípetas e centrífugas

Resumo

Este artigo se propõe discutir a constituição de comunidades de leitores, a partir de concepções advindas do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, forças centrífugas e centrípetas; de Canclini sobre cultura/coleção; de reflexões de autores contemporâneos sobre juventudes e cultura juvenil e de Chartier sobre leitura. Interessa-nos problematizar como se constituem essas comunidades e como se dão as práticas leitoras em torno de obras que se colocam fora do cânone e da “boa leitura”. Investigamos, em uma pesquisamaior, como esses jovens se organizam em comunidades de leitores para a produção e para o compartilhamento de saberes e de experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Penha Casado Alves, UFRN

Professora Associada do Departamento de Letras da UFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Coordenadora Nacional do ProfLetras. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade.

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Alves, M. da P. C., & Rojo, R. H. (2020). Comunidades de leitores: cultura juvenil e os atos de descolecionar. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(2), Port. 145–162 / Eng. 152. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/43116

Edição

Seção

Artigos