A relação entre arte e vida no longa-metragem Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf: a perspectiva bakhtiniana em cena

Autores

Palavras-chave:

Arte cinematográfica, Dialogia, Polifonia, Vida

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um ensaio-análise do longa-metragem Gabbeh (1996), do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, promovendo reflexões que possam, em alguma medida, contribuir para o aprofundamento de questões que envolvem o campo da arte e da vida. As bases teórico-epistemológicas que sustentam esta análise são os estudos bakhtinianos em diálogo com a perspectiva vigotskiana. A análise parte de algumas cenas do filme e busca estabelecer uma relação entre alguns conceitos bakhtinianos – como dialogismo, cronotopo, polifonia, exotopia – e a arte cinematográfica em questão.

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

D’Agostin Alano, N. (2020). A relação entre arte e vida no longa-metragem Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf: a perspectiva bakhtiniana em cena. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(3), Port. 154–180 / Eng. 158. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/43846

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Seção

Artigos