Gênese textual de um título: estudo sobre as redes associativas e ativação de memórias em alunos recém-alfabetizados

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo, Criatividade, Diálogo, Produção textual, Enunciação

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender o processo criativo durante a gênese textual de títulos em histórias inventadas por alunos recém-alfabetizados (8 anos). A partir da perspectiva teórico-metodológica oferecida pela Genética Textual, dentro de uma abordagem linguístico-enunciativa, analisamos as relações associativas constituídas na recuperação de informações advindas das memórias semântica e episódica desses alunos. Tomamos como unidade de análise o diálogo face a face, estabelecido durante um processo de produção textual colaborativa, no contexto ecológico da sala de aula. Nossa análise, qualitativa e microgenética, permitiu mapear o modo como ideias e elementos linguísticos são articulados de forma imprevisível e inusitada, formando redes associativas, tanto por semelhanças semânticas, quanto por semelhanças sonoras. As redes associativas indicam que a criatividade se dá entre o reconhecimento do jogo de linguagem (homonímia, aliteração, sentidos) e, ao mesmo tempo, preservação das propriedades do gênero textual e da unidade de sentido do manuscrito escolar em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação; Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Psicolinguística; Alfabetização; Produção de Texto; Aquisição de Linguagem.

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Calil, E. (2020). Gênese textual de um título: estudo sobre as redes associativas e ativação de memórias em alunos recém-alfabetizados. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(1), Port. 184–210 / Eng. 181. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/46306

Edição

Seção

Artigos