A configuração funcional da argumentação epistêmica: uma releitura do layout de Toulmin em perspectiva multidisciplinar

Autores

Palavras-chave:

Argumentação, Toulmin, Consistência, Adesão, Movimento argumentativo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir uma releitura do layout de argumentos proposto originalmente por Stephen Toulmin (2006 [1958]) e desenvolvido posteriormente por Toulmin; Rieke; Janik (1984 [1978]) no sentido de enquadrá-lo como: (i) um instrumento útil para a análise da configuração funcional da argumentação epistêmica e, por conseguinte, para a avaliação da consistência da argumentação, o que está ligado à faceta justificatória de tal atividade; (ii) um instrumento válido para a análise do dissenso e do dialogismo, característicos da faceta comunicativa da argumentação, no que diz respeito ao funcionamento da prova retórica do logos, um dos principais fatores envolvidos no processo de conquista da adesão. Nesse sentido, procedemos a uma reconceptualização dos componentes do layout de argumentos – Alegação, Dados, Garantia, Base, Qualificador e Refutação – e propomos uma noção de movimento argumentativo compatível com a nossa abordagem, que busca ser linguística, discursiva e cognitivamente coerente, respondendo a requisitos teóricos e analíticos ligados tanto à faceta justificatória quanto comunicativa da argumentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (USP).

Professor Doutor Adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DLCV/FFLCH/USP).

Líder do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP (NEAC-USP).

Membro do GT ANPOLL "Argumentação".

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Gonçalves-Segundo, P. R. (2020). A configuração funcional da argumentação epistêmica: uma releitura do layout de Toulmin em perspectiva multidisciplinar. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(3), Port. 236–266 / Eng. 239. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47130

Edição

Seção

Artigos