A voz do outro na coconstrução da autorreferenciação na criança dialógica

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento da linguagem, Autorreferência, Discurso dialógico, Troca de perspectiva

Resumo

A profundidade das ideias de Bakhtin sobre dialogicidade ecoa nas visões da aquisição da linguagem como um processo multimodal, situado, interativo, fundamentado na experiência cotidiana e reverberando as vozes daqueles que cuidam das crianças. Partindo de uma videoetnografia longitudinal de interações pais-criança franceses, em meio familiar, em um período de sete anos, este estudo revela como o desenvolvimento linguístico da criança é coconstruído, por meio de atividades interativas de contar e recontar e de acontecimentos permeados por múltiplas perspectivas. Os excertos do corpus exemplificam como as vozes dos outros moldam a identidade única da criança como falante e cofalante, fundamentada na riqueza de sua vida cotidiana. Através da experiência de assimilação das palavras dos outros, dos enunciados e de cada forma de expressão multimodal, as crianças se apropriam do nosso tesouro comum, a língua(gem), ao passo que também aprendem o poder individual de acentuar suas produções com sua própria voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aliyah Morgenstern, Université Sorbonne Nouvelle

Aliyah Morgenstern majored in English studies and linguistics at Ecole Normale Supérieure Fontenay-St Cloud in France. During and after her PhD at Sorbonne Nouvelle University, she taught at Brown University, Harvard University, Paris Descartes University, Sorbonne Nouvelle University and Ecole Normale Supérieure de Lyon. She is currently a full Professor at Sorbonne Nouvelle University where she teaches English linguistics, multimodal interaction and language acquisition. Her research is focused on multimodal interaction, language socialization and language development. She has supervised over a dozen national and international projects financed by several research agencies. She has published books and papers on language acquisition using socio-pragmatic, constructionist and functionalist perspectives with multimodal approaches to spontaneous longitudinal data.

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Morgenstern, A. (2020). A voz do outro na coconstrução da autorreferenciação na criança dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(1), Port. 61–87 / Eng. 63. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47133

Edição

Seção

Artigos