Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Perspectiva discursiva, Paradigma indiciário, Cultura escrita, Círculo de Bakhtin

Resumo

Este texto apresenta parte de pesquisa recém-concluída, que delineia dimensões e balizas para o que vem sendo denominado perspectiva discursiva de alfabetização. Princípios da teoria da enunciação (Círculo de Bakhtin) e de estudos que analisam as relações entre sujeito e linguagem e o papel das interações discursivas nos processos de ensino e aprendizagem organizam a base teórico-metodológica do estudo, em que se analisam relatos escritos por cinco professoras alfabetizadoras durante 18 meses. Duas dimensões teórico-metodológicas de análise são trabalhadas: discursiva e indiciária. Mergulha-se nos modos como a prática pedagógica é movimentada em sala de aula, em busca de indícios para descrever a situação discursiva em que foram colhidos, analisá-los e interpretá-los. A pesquisa tem como horizonte compreender como podem ser concebidas metodologias de alfabetização em que o trabalho com a vida das crianças na cultura escrita se sobreponha ao trabalho tradicionalmente realizado com foco no sistema de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Maria Aldigueri Goulart, UFF

Cecilia M. A. Goulart. Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Professora titular. Departamento Sociedade, educação e conhecimento. Área: Ensino-aprendizagem. Doutora em Letras, PUC-Rio, 1997.

Maria Cristina Corais, ISERJ - Instituto Superior do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Cristina Corais. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, atua na área da alfabetização e formação continuada de professores alfabetizadores. Doutora em Educação, UFF, 2018.

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Goulart, C. M. A., & Corais, M. C. (2020). Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 76–97 / Eng. 73. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47351

Edição

Seção

Artigos