Capitalismo publicitário: uma análise crítica dos cartões promocionais de LEMCO do início do século XX

Autores

Palavras-chave:

Discursos publicitários, Análise crítica do discurso, Extrato de Carne Liebig, Cartões promocionais do início do século XX, Espírito do capitalismo

Resumo

Neste artigo, analiso um conjunto de seis cartões comerciais pertencentes a uma duradoura campanha de marketing da Liebig Extract of Meat Co. A análise crítica dos textos promocionais produzidos na virada do século XX oferece insights significativos sobre os mecanismos discursivos que contribuíram para a hegemonização do capitalismo burguês. Diferentemente de outras formas de publicidade, os cartões comerciais não são rapidamente descartados e esquecidos; pelo contrário, eles podem se distanciar dos produtos anunciados para se tornar parte dos discursos populares de instrução em massa. Como produtos e produtores de ideologias capitalistas, os anúncios são um local privilegiado de inscrição do capitalismo e, portanto, se prestam a uma análise crítica. Minha análise mostra como os textos selecionados se baseiam e texturizam os discursos do progresso, impregnados como crenças colonialistas e desencadeando uma cadeia de ações pela qual, mesmo antes de realmente obterem os cartões, são promulgadas ações e crenças capitalistas.

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Molinari de Rennie, C. (2020). Capitalismo publicitário: uma análise crítica dos cartões promocionais de LEMCO do início do século XX. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 172–192 / Eng. 173. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47460

Edição

Seção

Artigos