Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade

Autores

  • Maria Cecília Camargo Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Wellington de Oliveira Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Dialogismo, Alteridade, Colaboração crítica, Formação docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo entre pensadores como Bakhtin / Volochinov, e Vygotsky, na discussão dos conceitos de dialogia e alteridade. Aborda diferenças e semelhanças constitutivas nos pensamentos desses autores quanto aos conceitos e fornece diretrizes epistemológicas para discutirmos como esses conceitos operam no desenho das pesquisas com base na colaboração crítica que desenvolvemos em projetos de formação de professores. Discute, também, a linguagem e o seu papel constitutivo na compreensão dos contextos do agir colaborativo e crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wellington de Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de São Bernardo e da Universidade Metodista de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Magalhães, M. C. C., & Oliveira, W. de. (2011). Vygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (5), 103–115. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4749

Edição

Seção

Artigos