A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Leitura Literária, Currículo

Resumo

Com base na noção de currículo como uma arena de embates discursivos, este artigo tem por objetivo principal analisar de que modo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa e Literaturas compreende os conceitos de fruição e de leitor-fruidor. Com efeito, é nossa intenção compreender como a ideia de leitura literária é proposta por esse documento oficial curricular. Para tanto, as habilidades e conteúdos indicados pela Base Nacional Comum Curricular foram analisados a partir de uma perspectiva metodológica interpretativista e sob a perspectiva dialógica de análise do discurso desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Alvaro de Amorim, Instituto Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Mestrado Profissional de Educação Profissional e tecnológica do Instituto Federal do Rio de Janeiro - ProfEPT/IFRJ - e do Programa Indisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PIPGLA-UFRJ.

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Amorim, M. A. de, & Souto, V. A. G. (2020). A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 98–121 / Eng. 95. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47715

Edição

Seção

Artigos