A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Leitura Literária, Currículo

Resumo

Com base na noção de currículo como uma arena de embates discursivos, este artigo tem por objetivo principal analisar de que modo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa e Literaturas compreende os conceitos de fruição e de leitor-fruidor. Com efeito, é nossa intenção compreender como a ideia de leitura literária é proposta por esse documento oficial curricular. Para tanto, as habilidades e conteúdos indicados pela Base Nacional Comum Curricular foram analisados a partir de uma perspectiva metodológica interpretativista e sob a perspectiva dialógica de análise do discurso desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcel Alvaro de Amorim, Instituto Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Mestrado Profissional de Educação Profissional e tecnológica do Instituto Federal do Rio de Janeiro - ProfEPT/IFRJ - e do Programa Indisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PIPGLA-UFRJ.

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Amorim, M. A. de, & Souto, V. A. G. (2020). A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 98–121 / Eng. 95. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47715

Edição

Seção

Artigos