Relações dialógicas e discurso bivocal na atividade de trabalho do revisor em teses acadêmicas: tensões e(m) sentidos

Autores

Palavras-chave:

Revisão de textos, Relações dialógicas, Discurso bivocal

Resumo

Este trabalho ancora-se no estudo dos conceitos de relações dialógicas e de discurso bivocal para analisar interações discursivas estabelecidas entre uma revisora e uma doutoranda durante diferentes etapas de realização da atividade de revisão textual em uma tese acadêmica. O material da pesquisa é constituído por discursos advindos: i) de e-mails entre a revisora e a doutoranda, nos quais elas discutem o conceito da atividade de trabalho contratada; e ii) por um excerto do texto em processo de revisão, junto à inserção de comentários de ambas na escrita. Os discursos investigados possibilitam-nos contemplar as tensas relações dialógicas envoltas no fazer de um revisor de textos, trazer pistas dos diferentes estágios de desenvolvimento da tessitura textual, assim como nos permitem discutir o discurso bivocal constitutivo do trabalho com revisão textual, a partir das palavras da revisora ressoadas no texto da doutoranda, que compõem o texto acadêmico revisado em sua versão final.

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Biografia do Autor

Vanessa Fonseca Barbosa, USP

FFLCH/DLCV/Filologia e Língua Portuguesa

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Barbosa, V. F. (2021). Relações dialógicas e discurso bivocal na atividade de trabalho do revisor em teses acadêmicas: tensões e(m) sentidos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(2), Port. 178–199 / Eng. 194. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48085

Edição

Seção

Artigos