Discurso relatado e posicionamentos ideológicos: a distribuição social do saber e do poder no discurso midiático

Autores

Palavras-chave:

Discurso relatado, Ideologia, Atores sociais, Práticas educativas, Discurso midiático

Resumo

Neste artigo, analisamos as representações que foram postas em circulação sobre os atores sociais envolvidos no conflito educativo que teve lugar na Cidade de Buenos Aires, em setembro de 2017. Para isso, questionamos os posicionamentos manifestados nos principais jornais argentinos, La Nación e Página/12. Partimos da ideia de que o discurso relatado constitui um mecanismo discursivo a partir do qual os jornais configuram o marco ideológico no qual se inscrevem a partir das problemáticas que abordam, resultando em um espaço privilegiado de acesso a seus posicionamentos sobre esses temas. Dessa maneira, propomos fornecer ferramentas para analisar o discurso relatado como um mecanismo que regula as possíveis interpretações de um texto através da hierarquia e legitimação de diferentes vozes e posições que ele incorpora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Dvoskin, Universidad de Buenos Aires – UBA

Gabriel Dvoskin es doctor en Lingüística por la UBA y docente regular de la materia Sociolingüística de la carrera de Letras, en esa misma universidad. Ha sido becario doctoral y posdoctoral del CONICET y actualmente tiene una beca de Formación en Investigaciones Estratégicas (UBA).

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Dvoskin, G. (2020). Discurso relatado e posicionamentos ideológicos: a distribuição social do saber e do poder no discurso midiático. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 193–213 / Eng. 193. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48395

Edição

Seção

Artigos