Acolhendo o espírito de Carnaval: o grotesco e o carnavalesco em Klail City Death Trip Series, de Rolando Hinojosa

Autores

  • Svetlana Pavlina Linguistics University of Nizhny Novgorod, Russia https://orcid.org/0000-0002-8304-795X
  • Maria I. Baranova Linguistics University of Nizhny Novgorod

Palavras-chave:

Literatura chicana, Carnavalesco, Grotesco, Bakhtin, Rolando Hinojosa

Resumo

O presente artigo diz respeito às propriedades artísticas de uma das obras básicas da literatura chicana, Klail City Death Trip Series de Rolando Hinojosa, observadas através da perspectiva da cultura do riso popular. A pesquisa baseia-se na teoria de Bakhtin sobre o carnaval e o carnavalesco. A análise revela que o riso carnavalesco afeta o sistema de imagens, permeia o sistema de personagens e molda a estrutura do discurso dos romances. O caráter duplo dos personagens cômicos, que agem como uma força destrutiva e ao mesmo tempo são portadores da verdade, engloba a cultura do riso carnavalesco. Outro meio de representação do carnavalesco e do grotesco são as máscaras que os chicanos usam. O grotesco serve de ferramenta de sobrevivência para a comunidade chicana, retratada nos romances, ajudando-os a combater o medo do inevitável.

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Biografia do Autor

Svetlana Pavlina, Linguistics University of Nizhny Novgorod, Russia

Linguistics University of Nizhny Novgorod, Higher School of  Translation and Interpreting, Associate Professor

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Pavlina, S., & I. Baranova , M. (2021). Acolhendo o espírito de Carnaval: o grotesco e o carnavalesco em Klail City Death Trip Series, de Rolando Hinojosa . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 17(1), Port. 116–137 / Eng. 120. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/50342

Edição

Seção

Artigos