Poesia e acervos orais na urdidura dos poemas de Batata cozida, mingau de cará, de Eloí Bocheco

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Campus de Erechim, RS

Palavras-chave:

Poesia oral, Poemas para a infância, Eloí Bocheco

Resumo

Neste estudo, a poesia oral é observada enquanto manifestação estética e a atenção se volta aos poemas que rememoram a infância cuja inspiração é o acervo oral. Apresentam-se coordenadas que favorecem a observação das propriedades poéticas e criativas do referido gênero poético, a partir das quais são analisados poemas da obra Batata cozida, mingau de cará (2006), de Eloí Bocheco. Desse modo, pode-se afirmar que a poética para a infância compreendida pela proposta da escritora permite ao pequeno leitor transitar, na mesma criação, pelo conhecido, isto é, pelos elementos da poesia oral quase sempre recuperados da tradição popular; e pelo que ele conhece na mesma oportunidade: o poema de autoria declarada, que pressupõe um trabalho urdido basicamente na escrita. Além disso, tais poemas podem ser compreendidos como variação dos poemas da tradição oral, que se renovam no limiar entre a oralidade e a escrita, num jogo lúdico com os dois códigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Campus de Erechim, RS

Doutor em Letras (Área de concentração: Letras, Leitura e Produção Discursiva, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor) e mestre em Letras (Área de concentração: Estudos Literários, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF); Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Licenciado em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. Professor do Departamento de Ciências Humanas da URI. Autor de Teatro  de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (Ediupf, 2007, 2019). Organizador, entre outras, das obras: Teatro infantil: história, leitura e propostas (Positivo, 2015), Prêmio de Melhor Livro Teórico 2016, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Selo Altamente Recomendável – Livro Teórico, da mesma instituição; e Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar (Habilis Press, 2018), que recebeu os mesmos prêmios em 2019.

Referências

ANDRUETTO, María Teresa. Que todos signifique todos: mas o que é todos? In: ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. Trad. Newton Cunha. São Paulo: Edições SESC, 2017. p. 135-146.

ASSUMPÇÃO, Simone. Poesia folclórica. In: SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 63-68.

AVERBUCK, Lígia Marrone. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. p. 63-83.

BOCHECO, Eloí. Batata cozida, mingau de cará. Brasília: MEC, 2006.

BOCHECO, Eloí. Poesia infantil: o abraço mágico. Chapecó: Argos, 2002.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil e produção cultural. In: JACOBY, Sissa (org.). A criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. p. 253-272.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, [1986]1991.

BRANT, José Mauro. Contos, cantos e acalantos (CD). Rio de Janeiro: Selo Biscoitinho, 2002.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006.

CASCUDO, Luís da Câmara. Vaqueiros e cantadores. São Paulo: Ed. da USP, 1984.

COSTA, Marta Morais da. Poesia infantil: amanheceres, desnomes e invenções. In: COSTA, Marta Morais da. Mapa do mundo: crônicas sobre leitura. Belo Horizonte: Leitura, 2006. p. 208-210.

COSTA, Marta Morais da. Vagabundear nos campos do imaginário. In: COSTA, Marta Morais de. Mapa do mundo: crônicas sobre leitura. Belo Horizonte: Leitura, 2006. p. 178-180.

DEBUS, Eliane. A poesia: a criança e a iniciação literária. In: DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil. São Paulo: Paulus, 2006. p. 49-61.

HEYLEN, Jacqueline. Parlenda, riqueza folclórica: base para a educação e iniciação à música. 2. ed. São Paulo: HUCITEC; Brasília: INL, 1991.

JUNQUEIRA, Sônia. Poesia na varanda. Ilustrações de Flávio Fargas. São Paulo: Autêntica, 2012.

NOVAES, Carlos Augusto. Elementos de composição poética: noções básicas. In: CUNHA. Leo (org.). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Positivo, 2013. p. 35-56.

PONDÉ, Glória. Poesia e folclore para criança. In: PONDÉ, Glória (org.). A arte de fazer artes: como escrever histórias para crianças e adolescentes. São Paulo: SESI-SP Editora, 2017. p. 214-258.

SOMBRA, Fábio. As dez filhas do seu João. Ilustrações do Grupo Costurando Histórias. Belo Horizonte: Abacatte Editorial, 2010.

SOUZA, Ângela Leite de. Alguns dedos de prosa sobre poesia. In: CUNHA. Leo (org.). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Positivo, 2013. p. 13-33.

VASCONCELOS, J. Leite de. Tradições populares de Portugal. Porto: Livraria Portuense de Clavel & C.ª, 1882.

XAVIER, Luciano Santos; SOUSA, Denise Dias de Carvalho. Veredas epistêmicas e metodológicas da poesia oral. Tabuleiro de Letras, Salvador, v. 16, n. 1, p. 116-126, jan./jun. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/13743. Acesso em: 4 ago. 2023.

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Grazioli, F. T. (2023). Poesia e acervos orais na urdidura dos poemas de Batata cozida, mingau de cará, de Eloí Bocheco . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/62315

Edição

Seção

Artigos