Polifonia de vozes não guiadas: uma leitura bakhtiniana de O caçador de pipas de Hosseini

Autores

  • Nisha Narwani Ramrao Adik Institute of Technology, D Y Patil Deemed to be University, Navi Mumbai
  • Manjiree Vaidya Amity University Mumbai , Maharashtra

Palavras-chave:

Bakhtin, Polifonia, Khaled Hosseini, O caçador de pipas

Resumo

Mikhail Bakhtin, filósofo Russo, nos forneceu uma variedade de conceitos para apreciar e analisar um romance. Este estudo é uma tentativa de explorar os níveis mais profundos do romance O caçador de pipas, de Khaled Hosseini, usando a ferramenta intelectual bakhtiniana da polifonia. Afirmamos que o romance é polifônico, pois está repleto de vozes de inúmeros personagens, e seu enquadramento narrativo acentua ainda mais essa diversidade de perspectivas. O romance desafia a sabedoria convencional que afirma que o autor ou narrador sempre tem a última palavra. Embora a voz do narrador vacile e tropece em muitas cenas confusas, as vozes de alguns personagens emergem e permanecem firmes em alguns casos. Este artigo oferecerá uma exposição e análise metódica do livro O caçador de pipas sob a perspectiva do Bakhtinismo, a fim de reconhecer o estilo antiautoral que celebra o pluralismo (polifonia).

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Biografia do Autor

Manjiree Vaidya, Amity University Mumbai , Maharashtra

Head of Institute, Amity School of Languages, AUM, Panvel, Maharashtra

Referências

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Narwani, N., & Vaidya, M. . (2024). Polifonia de vozes não guiadas: uma leitura bakhtiniana de O caçador de pipas de Hosseini . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/63323

Edição

Seção

Artigos