O sagrado, o profano e Frida Kahlo: uma cosmovisão religiosa no corpo grotesco

Autores

  • William Brenno dos Santos Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Maria da Penha Casado Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Orison Marden Bandeira de Melo Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Matheus Silva de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Renata Karolyne Gomes Coutinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Júlia Dayane Ribeiro da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Frida Kahlo, Corpo grotesco, Cosmovisão carnavalesca, Cosmovisão religiosa, Autorretrato

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva bakhtiniana, a construção grotesca do corpo fridiano por meio de uma cosmovisão religiosa. Para tanto, são analisados dois autorretratos produzidos pela pintora mexicana Frida Kahlo, levando em consideração as relações dialógicas construídas entre as representações grotescas e as simbologias católicas. Nos enunciados analisados, nos quais são depreendidas as especificidades da competência criativa da autora-criadora em sua atividade estética, percebe-se o correlacionamento entre a pintura El venado herido e a narrativa do santo católico São Sebastião e o diálogo entre a tela Las dos fridas e a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Brenno dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Leitura e Produção de Textos pela mesma instituição. Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de pós-graduação em estudos da linguagem (PPgEL) da UFRN. Doutor em estudos da linguagem (PPgEL) da UFRN. Atualmente, é professor assistente no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN .

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP sob a supervisão da Profa. Dra. Roxane Rojo. É Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na Pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e coordena nacionalmente o Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. É Líder do Grupo de Pesquisa "Práticas Discursivas na Contemporaneidade" e pesquisadora do GED da UNESP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino de Língua Portuguesa, leitura, escrita, gêneros discursivos, enunciados estéticos, Frida Kahlo, tendo como referência os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin.

Orison Marden Bandeira de Melo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Literatura e Crítica Literária e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, com estágio pós-doutoral em Letras sobre a literatura africana de língua inglesa queer, é professor de literatura de língua inglesa do curso de Letras-Inglês e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando, a partir do dialogismo, nas linhas Poéticas da modernidade e da pós-modernidade e Estudos de Práticas Discursivas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2/CNPq.

Matheus Silva de Souza , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Letras - Língua Portuguesa (UFRN), mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN)

Renata Karolyne Gomes Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFRN), mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN).

Júlia Dayane Ribeiro da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFRN), mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN).

Referências

AKINNIFESI, Festus. Divine Healing: A Biblical Solution to Sound Health. Maitland, Florida: Xulon Press, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução, notas e prefácio por Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária: 2010b.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 6. ed. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013.

BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. p. 13-57.

BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. A teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário por Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015. p. 19-242.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas por Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 11-69.

BÍBLIA. João. In: Bíblia: tradução ecumênica. Colaboração de L. J. Baraúna et al. São Paulo: Edições Loyola, 1994. p. 2037-2093.

CARDEAL Tempesta: São Sebastião. Vatican News, 18 de janeiro de 2022. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-01/cardeal-tempesta-sao-sebastiao.html. Acesso em: 21 nov. 2023.

CASADO ALVES, Maria da Penha. Ethos e exotopia do olhar: as cartas apaixonadas de Frida Kahlo. In: UYENO, Elzira Yoko; PUZZO, Miriam Bauab; RENDA, Vera Lúcia Batalha de Siqueira (orgs.). Linguística aplicada, linguística e literatura: intersecções profícuas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012a. v. 1, p. 30-47.

CASADO ALVES, Maria da Penha. Frida Kahlo entre palavras e imagens: a escrita diarista e o acabamento estético. Linha d’água, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 169-184, ago./nov. 2012b. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p169-184.

CASADO ALVES, Maria da Penha. O corpo grotesco nas telas de Frida Kahlo. In: Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin (org.). Palavras: epistemologias bakhtinianas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021c. p. 195-200.

EMERSON, Caryl. Editor’s Preface. In: BAKHTIN, Mikhail. Problems of Dostoevsky’s Poetics. Edited and translated by Caryl Emerson. Minneapolis: University of Minneapolis Press, 1984. p. xxix-xliii.

KAHLO, Frida. Cartas apaixonadas de Frida Kahlo. Compilação por Martha Zamora e Tradução por Vera Ribeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

FUKS, Rebeca. 10 principais obras de Frida Kahlo (e seus significados). Cultura genial, 2023. Disponível em: https://www.culturagenial.com/obras-frida-kahlo/. Acesso em: 29 ago. 2023.

FUKS, Rebeca. Quadro As duas Fridas de Frida Kahlo (e seu significado). Cultura genial, 2023. Disponível em: https://www.culturagenial.com/quadro-as-duas-fridas- frida-kahlo/. Acesso em: 30 ago. 2023.

MELO JÚNIOR, Orison Marden Bandeira de. Forças centrífugas e centrípetas. In: PEREIRA, Sônia Virgínia Martins; RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti (orgs.). Diálogos em verbetes: noções e conceitos da teoria dialógica da linguagem. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022. p. 101-104.

MENDONÇA, Diana de Oliveira. Letras e cores de um ser inacabado: um olhar bakhtiniano sobre a escrita diarista de Frida Kahlo. 2018. 107f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.

MORRIS, Pam. A Glossary of Key Terms. In: MORRIS, Pam (ed.). The Bakhtin Reader: Selected Writings of Bakhtin, Medvedev, Voloshinov. London: Arnold Publishers, 1994. p. 245-252.

OLIVEIRA, William Brenno dos Santos. Um coração que pulsa fora do corpo: imagens passionais nas cartas de Frida Kahlo. 2015. 146f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

RABELAIS, François. Gargântua e Pantagruel. Tradução de David Jardim Júnior. Belo Horizonte: Itatiaia, 2009.

RUSSO, Mary. O grotesco feminino: risco, excesso e modernidade. Tradução de Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

VIMA, Benjamin A. Catholic Christian Spirituality for New Age Dummies. Bloomington, Indiana: Trafford Publishing, 2013. E-book.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, Notas e Glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Estilística do discurso literário I: o que é a linguagem/língua? In: VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019. p. 234-265.

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Oliveira, W. B. dos S., Casado Alves, M. da P., Bandeira de Melo Junior, O. M. ., Silva de Souza , M. ., Gomes Coutinho, R. K. ., & Ribeiro da Costa, J. D. . (2024). O sagrado, o profano e Frida Kahlo: uma cosmovisão religiosa no corpo grotesco . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/63572

Edição

Seção

Artigos