Traços da melancolia em Um copo de cólera, de Raduan Nassar: uma abordagem dialógica
Palavras-chave:
Melancolia, Um copo de cólera, Raduan Nassar, Literatura brasileira, DialogismoResumo
Discussão e análise da obra ficcional Um copo de cólera, do autor brasileiro Raduan Nassar. Como categoria analítica para aprofundamento das interpretações, investigam-se os indícios de construções melancólicas presentes nas personagens e em outros elementos da narrativa. O método de abordagem utilizado é o dialógico, com o objetivo de compreender de que forma material, conteúdo e forma se articulam na construção da melancolia ao longo da obra. Do ponto de vista analítico, busca-se delimitar possíveis respostas à seguinte questão: a oscilação emocional do narrador-protagonista em Um copo de cólera pode ser entendida como uma manifestação de sua condição melancólica? pergunta que encontra resposta positiva como resultado desta investigação.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A ciência da literatura hoje. In.: Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora, 34, 2017. pp. 9-20.
BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In.: Teoria do romance I – A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora, 34, 2015. pp. 79 – 166.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In.: Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni et al. São Paulo: Hucitec, 2014. E-book.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009. E-book.
KLIBANSKY, Raymond, PANOFSKY, Erwin., & Saxl, Fritz. Saturne et la melancolie. Études historiques et philosophiques: nature, religion, médecine et art. Trads. F. Durand-Bogaert & L. Évard. Paris: Gallimard, 1989.
LIMA, Luiz Costa. Melancolia: literatura. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2016.
NASSAR, Raduan. Um copo de cólera. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. E-book
SANTOS, Derivaldo dos. Dúvida e dívida melancólica: a modernidade barroca na poesia de Florbela Espanca. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura) Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7576. Acesso em: 10 set. 2025.
STAROBINSKI, Jean. A tinta da melancolia – uma história cultural da tristeza. Tradução de Rosa Freira d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
STAROBINSKI, Jean. A melancolia diante do espelho: três leituras de Baudelaire. Tradução de Samuel Titan Jr. São Paulo: Editora 34, 2014.
VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.





