Traços da melancolia em Um copo de cólera, de Raduan Nassar: uma abordagem dialógica

Autores

  • Sérgio Linard Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Luiz Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Melancolia, Um copo de cólera, Raduan Nassar, Literatura brasileira, Dialogismo

Resumo

Discussão e análise da obra ficcional Um copo de cólera, do autor brasileiro Raduan Nassar. Como categoria analítica para aprofundamento das interpretações, investigam-se os indícios de construções melancólicas presentes nas personagens e em outros elementos da narrativa. O método de abordagem utilizado é o dialógico, com o objetivo de compreender de que forma material, conteúdo e forma se articulam na construção da melancolia ao longo da obra. Do ponto de vista analítico, busca-se delimitar possíveis respostas à seguinte questão: a oscilação emocional do narrador-protagonista em Um copo de cólera pode ser entendida como uma manifestação de sua condição melancólica? pergunta que encontra resposta positiva como resultado desta investigação.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A ciência da literatura hoje. In.: Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora, 34, 2017. pp. 9-20.

BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In.: Teoria do romance I – A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora, 34, 2015. pp. 79 – 166.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In.: Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni et al. São Paulo: Hucitec, 2014. E-book.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009. E-book.

KLIBANSKY, Raymond, PANOFSKY, Erwin., & Saxl, Fritz. Saturne et la melancolie. Études historiques et philosophiques: nature, religion, médecine et art. Trads. F. Durand-Bogaert & L. Évard. Paris: Gallimard, 1989.

LIMA, Luiz Costa. Melancolia: literatura. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2016.

NASSAR, Raduan. Um copo de cólera. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. E-book

SANTOS, Derivaldo dos. Dúvida e dívida melancólica: a modernidade barroca na poesia de Florbela Espanca. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura) Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7576. Acesso em: 10 set. 2025.

STAROBINSKI, Jean. A tinta da melancolia – uma história cultural da tristeza. Tradução de Rosa Freira d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

STAROBINSKI, Jean. A melancolia diante do espelho: três leituras de Baudelaire. Tradução de Samuel Titan Jr. São Paulo: Editora 34, 2014.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34.

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Linard, S., & Ferreira, J. L. (2025). Traços da melancolia em Um copo de cólera, de Raduan Nassar: uma abordagem dialógica . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 20(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/68009

Edição

Seção

Artigos