Resenha

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Semiótica dos jogos infantis. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2015.

Autores

  • Leys Eduardo dos Santos Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Rodrigo Wanderley de Sousa-Cruz Universidade Federal da Paraíba
  • José Everaldo dos Santos Neto Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e67349

Palavras-chave:

Semiótica, Educação Física, Pedagogia da Corporeidade

Resumo

Em sua obra Semiótica dos Jogos Infantis, Pierre Normando Gomes-da-Silva situa o movimento humano e, por conseguinte, a Educação Física, no campo da linguagem, especificamente das semióticas (francesa, americana e russa). Apresenta um arcabouço teórico e desenhos de análise semiótica que permitem visualizar e acompanhar a produção de sentido ou a semiose que transcorre em diferentes jogos infantis. O sujeito da aprendizagem foi tomado como configuração sígnica das experiências vividas, denominando-as corporeidades. O movimento como signo motor é descrito como ocorrências comunicativas, situações de movimento, que produzem uma ambiência afetiva, temporalidade em que se realizam as aprendizagens, produzindo efeitos de interpretação nos participantes, alterando as configurações existenciais.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leys Eduardo dos Santos Soares, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade (GEPEC/UFPB).

Rodrigo Wanderley de Sousa-Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade (GEPEC/UFPB).

José Everaldo dos Santos Neto, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação Física (UPE/UFPB). Membro do Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade (GEPEC/UFPB). 

Referências

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Cultura corporal burguesa: história e sistematização pedagógica. 1998. 303f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1998.

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Educação física pela Pedagogia da corporeidade: um convite ao brincar. Curitiba: CRV, 2016.

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. 2003. 350f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Por uma ontologia do movimento comunicativo. In: GUEDES, Onacir Carneiro (Org.). Atividade física e esportes: contextos e perspectivas evolutivas. João Pessoa: UNIPÊ, 2001. p. 47-65.

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Semiótica dos jogos infantis. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2015.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

Soares, L. E. dos S., Sousa-Cruz, R. W. de, & Santos Neto, J. E. dos. (2024). Resenha: GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Semiótica dos jogos infantis. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2015 . Cognitio: Revista De Filosofia, 25(1), e67349. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e67349