Inconsistências nos dados dos IFs em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72613Palabras clave:
Institutos Federais de Minas Gerais, Secretaria de Comunicação Social, EducaçãoResumen
Este trabalho analisa a exatidão das informações oficiais sobre os Institutos Federais em Minas Gerais entre 2008 e 2025, com base na Lei nº 11.892/2008. A pesquisa identificou divergência entre os dados divulgados pela SECOM, que aponta 72 campi, e os sites institucionais das cinco reitorias do estado em questão, que indicam apenas 57. A metodologia baseia-se em uma pesquisa quantitativa de cunho exploratório com procedimento documental consoante Gil (2002). O objetivo é verificar a acurácia das informações e compreender os impactos de dados imprecisos. Os resultados mostram falhas na comunicação e ausência de critérios padronizados para contabilização dos campi. Conclui-se que a divergência compromete a transparência e o planejamento educacional, reforçando a necessidade de articulação entre os órgãos envolvidos.
Citas
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