Inconsistências nos dados dos IFs em Minas Gerais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72613

Parole chiave:

Institutos Federais de Minas Gerais, Secretaria de Comunicação Social, Educação

Abstract

Este trabalho analisa a exatidão das informações oficiais sobre os Institutos Federais em Minas Gerais entre 2008 e 2025, com base na Lei nº 11.892/2008. A pesquisa identificou divergência entre os dados divulgados pela SECOM, que aponta 72 campi, e os sites institucionais das cinco reitorias do estado em questão, que indicam apenas 57. A metodologia baseia-se em uma pesquisa quantitativa de cunho exploratório com procedimento documental consoante Gil (2002). O objetivo é verificar a acurácia das informações e compreender os impactos de dados imprecisos. Os resultados mostram falhas na comunicação e ausência de critérios padronizados para contabilização dos campi. Conclui-se que a divergência compromete a transparência e o planejamento educacional, reforçando a necessidade de articulação entre os órgãos envolvidos. 

Biografie autore

Franciane de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Graduanda em Direito no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG). Ao longo da minha formação desenvolvi um forte interesse nas áreas do Direito, buscando compreender a aplicação do direito na promoção da justiça social e na proteção dos direitos individuais.

Josimar Gonçalves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Formada em Letras (Habilitação: Português, Inglês e Literatura) pela Fundação Dom André Arcoverde (1997). Sou doutora em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET MG (2021). Sou mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2017). Sou especialista em Língua Portuguesa pela Fundação Educacional de Além Paraíba (1999). Formei em Letras (Habilitação: Espanhol) pela Universidade Severino Sombra (2007). Sou professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Pomba. Tenho experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Materna e Língua Estrangeira. Atuando nas duas áreas. Pesquiso práticas pedagógicas para incentivar a formação leitora. Sou integrante dos Grupos de Pesquisa: INFORTEC - Núcleo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia; Livros, Materiais, Recursos e Novas Tecnologias em Contextos de Ensino e Aprendizagem no CEFET-MG.

Rafael Bitencourt Carvalhaes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Direito, Instituições e Negócios-PPGDIN-Universidade Federal Fluminense - UFF, mestre em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, especialista em Direito Civil Constitucional pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, especialista em Direito Público e Privado pela UNESA/FEMPERJ e bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Cidade. Aprovado em 1 lugar no Concurso Público de provas e títulos destinado ao provimento do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Área Direito. Atualmente é Professor do curso de Direito do Campus Rio Pomba-Instituto Federal Sudeste MG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal, Teoria e Filosofia do Direito. Atualmente pesquisa questões teóricas e práticas relacionadas ao papel das Supremas Cortes no cenário jurídico e político atual.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2025-08-10

Come citare

Paula, F. de, Ribeiro, J. G. ., & Carvalhaes, R. B. (2025). Inconsistências nos dados dos IFs em Minas Gerais. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72613. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72613