Música na pele

Uma compreensão corporificada da experiência estética da canção de Taylor Swift

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72776

Palavras-chave:

Poética cognitiva, Linguística cognitiva, Conceptualizações, Experiência estética, Letra de música

Resumo

Neste trabalho, analisamos a letra da canção "Ivy" de Taylor Swift, investigando como estruturas cognitivas são mobilizadas na experiência estética do leitor-ouvinte. Fundamentando-nos na Linguística Cognitiva e na Poética Cognitiva e adotamos como referenciais teórico-metodológicos a Teoria das Metáforas e Metonímias Conceptuais e a Teoria dos Esquemas Imagéticos. Nossas análises revelam uma construção multifacetada e paradoxal do conceito AMOR, articulada através de conceptualizações como AMOR É PLANTA, AMOR É FOGO e AMOR É GUERRA, que corporificam a angústia do amor proibido narrado na canção. Concluímos que: (1) esses mecanismos cognitivos, em sinergia com os elementos musicais, potencializam a vivacidade da experiência estética; e (2) a pesquisa contribui para a Poética Cognitiva ao ampliar seu escopo de análise para o gênero canção popular, demonstrando como processos cognitivos operam na construção de significado em letras musicais.

Biografia do Autor

Guilherme Odilon Costa, Universidade Federal de Lavras

Graduando do oitavo período de Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Lavras. Tem grande interesse pela linguística cognitiva e pela linguística interacional.

Thiago da Cunha Nascimento, Universidade Federal de Lavras

Thiago é doutor em Linguística Teórica e Descritiva, com foco em ações metacomunicativas na fala-em-interação à luz da Linguística Cognitiva e Linguística Interacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Mestre em Linguística Teórica e Descritiva, com ênfase em estudos da metáfora no pensamento e no discurso sob o foco da Linguística Cognitiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). É especialista em Tradução-Interpretação Inglês Português pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA (2014). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística Cognitiva, Linguística Interacional e Linguística Teórica (Semântica/ Pragmática). 

Referências

Referências bibliográficas

AMENDOEIRA, Fernanda; NASCIMENTO, Thiago. Literatura fantástica na pele: a leitura de O conto dos três irmãos à luz da compreensão corporificada. Contexto, Dossiê Cognição Incorporada e Literatura, n. 39, p. 34-60, 2021.

BARCELONA, António. A Metonímia conceptual. In: IBARRETXE-ANTUÑANO, Iraide; VALENZUELA, Javier (Org.). Lingüística Cognitiva. Barcelona: Anthropos, 2013.

BARSALOU, Lawrence. Perceptual symbol systems. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 22, n. 4, p. 637-660, jul. 1999.

BERGEN, Benjamin. Experimental methods for simulation semantics. In: GONZALEZ-MARQUEZ, Monica; MITTELBERG, Irene; COULSON, Seana; SPIVEY, Michael (Org.). Methods in cognitive linguistics. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2007. p. 277-301.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BÜHLER, Karl. Theory of language: the representational function of language. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011.

COSENZA, Henrique. A poesia de Augusto de Campos sob a ótica da linguística cognitiva: a interpretação descritiva. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Teórica e Descritiva) – Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

DAMASIO, Antonio. The feeling of what happens: body and emotion in the making of consciousness. New York: Harcourt Brace, 1999.

DEWEY, John. Art as Experience. In: BOYDSTON, Jo Ann (Org.). The Later Works, v. 10. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1987 [1934].

DUARTE JR., João Francisco. O que é beleza. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DUQUE, Paulo Henrique; COSTA, Marcos Antônio. Gramática de construções e simulação mental: construindo sentidos e arquitetando contextos. In: MOURA, Heronides; GABRIEL, Rosângela (Org.). Cognição na linguagem. Florianópolis: Insular, 2012a. p. 115-143.

DUQUE, Paulo Henrique; COSTA, Marcus. Linguística cognitiva: em busca de uma arquitetura da linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências. Natal: EDUFRN, 2012b.

DUQUE, Paulo Henrique. Simulação semântica e compreensão de texto. Cadernos do CNFL (CiFEFil), v. XVI, p. 128-133, 2012.

EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

GERRIG, Richard J.; MUMPER, Micah. How readers’ lives affect narrative experiences. In: BURKE, Michael; TROSCIANKO, Emily (Org.). Cognitive literary science: dialogues between literature and cognition. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 239-257.

GIBBS, Raymond. Embodiment and cognitive science. New York: Cambridge University Press, 2006.

GIBBS, Raymond W. Jr. Metaphor wars: Conceptual metaphors in human life. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. https://doi.org/10.1017/9781107762350

GOOSSENS, Louis. Metaphtonymy: the interaction of metaphor and metonymy in expressions for linguistic action. Cognitive Linguistics, v. 1, n. 3, 1990.

GOOSSENS, Louis. Metaphtonymy: the interaction of metaphor and metonymy in expressions for linguistic action. In: DIRVEN, René; PÖRINGS, Ralf (Org.). Metaphor and metonymy in comparison and contrast. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003. p. 349-377.

GRADY, Joseph. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. 1997. Tese (Doutorado em Linguística) – University of California, Berkeley, 1997.

HAMPE, Beate (Org.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2005.

HARRISON, Chloe; STOCKWELL, Peter. Cognitive Poetics. In: LITTLEMORE, Jeanette; TAYLOR, John R. (Org.). The Bloomsbury Companion to Cognitive Linguistics. London: Bloomsbury Academic, 2014. p. 218-233.

JOHNSON, Mark. The meaning of the body: aesthetics of human understanding. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

KÖVECSES, Zoltán. Metaphor and Poetic Creativity: A Cognitive Linguistic Account. Acta Universitatis Sapientiae, Philologica, v. 1, n. 2, p. 181-196, 2009.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003 [1980].

LANGACKER, Ronald W. Foundations of Cognitive Grammar: Volume I: Theoretical Prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1987.

MACWHINNEY, Brian. The emergence of language from embodiment. In: The emergence of language. Mahwah: Erlbaum, 1998. p. 213-256.

NASCIMENTO, Thiago. Metáfora conceptual e relevância: a manutenção de efeitos cognitivos na tradução de O retrato ovalado de Edgar Allan Poe. Revista Interdisciplinar em Estudos da Linguagem, v. 2, n. 1, p. 106-127, 2020.

SAITO, Livia. Annabel Lee de Poe e de Pessoa: uma leitura comparada à luz da poética cognitiva. 2023. 50 f. Monografia (Linguística Teórica e Descritiva) – Departamento de Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

SILVA, Augusto Soares. A linguística cognitiva – uma breve introdução a um novo paradigma em linguística. Revista Portuguesa de Humanidades, v. 1, n. 1-2, p. 59-101, 1997.

STEEN, Gerard; GAVINS, Joanna. Contextualising Cognitive Poetics. In: GAVINS, Joanna; STEEN, Gerard (Org.). Cognitive Poetics in Practice. London: Routledge, 2003. p. 1-12.

STOCKWELL, Peter. Cognitive poetics: an introduction. London: Routledge, 2002.

TSUR, Reuven. Towards a theory of cognitive poetics. 2. ed. Brighton: Sussex Academic Press, 2008 [1992].

VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge: MIT Press, 1991.

VANDAELE, Jeroen; BRÔNE, Geert. Cognitive poetics: a critical introduction. In: BRÔNE, Geert; VANDAELE, Jeroen (Org.). Cognitive poetics: goals, gains and gaps. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009. p. 1-29.

VILAS BOAS, Isabelle Lino. Poética Cognitiva: uma análise de frames e espaços mentais em Amor, de Clarice Lispector. 2025. 34 f. Monografia (Linguística Teórica e Descritiva) – Departamento de Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

ZWAAN, Rolf A.; MADDEN, Carol J. Embodied Sentence Comprehension. In: PECHER, Diane; ZWAAN, Rolf A. (Org.). Grounding Cognition: The Role of Perception and Action in Memory, Language, and Thinking. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 224-245.

Downloads

Publicado

2025-08-09

Como Citar

Costa, G. O., & Nascimento, T. da C. (2025). Música na pele: Uma compreensão corporificada da experiência estética da canção de Taylor Swift. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72776. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72776