Música na pele

Uma compreensão corporificada da experiência estética da canção de Taylor Swift

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72776

Parole chiave:

Poética cognitiva, Linguística cognitiva, Conceptualizações, Experiência estética, Letra de música

Abstract

Neste trabalho, analisamos a letra da canção "Ivy" de Taylor Swift, investigando como estruturas cognitivas são mobilizadas na experiência estética do leitor-ouvinte. Fundamentando-nos na Linguística Cognitiva e na Poética Cognitiva e adotamos como referenciais teórico-metodológicos a Teoria das Metáforas e Metonímias Conceptuais e a Teoria dos Esquemas Imagéticos. Nossas análises revelam uma construção multifacetada e paradoxal do conceito AMOR, articulada através de conceptualizações como AMOR É PLANTA, AMOR É FOGO e AMOR É GUERRA, que corporificam a angústia do amor proibido narrado na canção. Concluímos que: (1) esses mecanismos cognitivos, em sinergia com os elementos musicais, potencializam a vivacidade da experiência estética; e (2) a pesquisa contribui para a Poética Cognitiva ao ampliar seu escopo de análise para o gênero canção popular, demonstrando como processos cognitivos operam na construção de significado em letras musicais.

Biografie autore

Guilherme Odilon Costa, Universidade Federal de Lavras

Graduando do oitavo período de Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Lavras. Tem grande interesse pela linguística cognitiva e pela linguística interacional.

Thiago da Cunha Nascimento, Universidade Federal de Lavras

Thiago é doutor em Linguística Teórica e Descritiva, com foco em ações metacomunicativas na fala-em-interação à luz da Linguística Cognitiva e Linguística Interacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Mestre em Linguística Teórica e Descritiva, com ênfase em estudos da metáfora no pensamento e no discurso sob o foco da Linguística Cognitiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). É especialista em Tradução-Interpretação Inglês Português pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA (2014). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística Cognitiva, Linguística Interacional e Linguística Teórica (Semântica/ Pragmática). 

Riferimenti bibliografici

Referências bibliográficas

AMENDOEIRA, Fernanda; NASCIMENTO, Thiago. Literatura fantástica na pele: a leitura de O conto dos três irmãos à luz da compreensão corporificada. Contexto, Dossiê Cognição Incorporada e Literatura, n. 39, p. 34-60, 2021.

BARCELONA, António. A Metonímia conceptual. In: IBARRETXE-ANTUÑANO, Iraide; VALENZUELA, Javier (Org.). Lingüística Cognitiva. Barcelona: Anthropos, 2013.

BARSALOU, Lawrence. Perceptual symbol systems. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 22, n. 4, p. 637-660, jul. 1999.

BERGEN, Benjamin. Experimental methods for simulation semantics. In: GONZALEZ-MARQUEZ, Monica; MITTELBERG, Irene; COULSON, Seana; SPIVEY, Michael (Org.). Methods in cognitive linguistics. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2007. p. 277-301.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BÜHLER, Karl. Theory of language: the representational function of language. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011.

COSENZA, Henrique. A poesia de Augusto de Campos sob a ótica da linguística cognitiva: a interpretação descritiva. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Teórica e Descritiva) – Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

DAMASIO, Antonio. The feeling of what happens: body and emotion in the making of consciousness. New York: Harcourt Brace, 1999.

DEWEY, John. Art as Experience. In: BOYDSTON, Jo Ann (Org.). The Later Works, v. 10. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1987 [1934].

DUARTE JR., João Francisco. O que é beleza. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DUQUE, Paulo Henrique; COSTA, Marcos Antônio. Gramática de construções e simulação mental: construindo sentidos e arquitetando contextos. In: MOURA, Heronides; GABRIEL, Rosângela (Org.). Cognição na linguagem. Florianópolis: Insular, 2012a. p. 115-143.

DUQUE, Paulo Henrique; COSTA, Marcus. Linguística cognitiva: em busca de uma arquitetura da linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências. Natal: EDUFRN, 2012b.

DUQUE, Paulo Henrique. Simulação semântica e compreensão de texto. Cadernos do CNFL (CiFEFil), v. XVI, p. 128-133, 2012.

EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

GERRIG, Richard J.; MUMPER, Micah. How readers’ lives affect narrative experiences. In: BURKE, Michael; TROSCIANKO, Emily (Org.). Cognitive literary science: dialogues between literature and cognition. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 239-257.

GIBBS, Raymond. Embodiment and cognitive science. New York: Cambridge University Press, 2006.

GIBBS, Raymond W. Jr. Metaphor wars: Conceptual metaphors in human life. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. https://doi.org/10.1017/9781107762350

GOOSSENS, Louis. Metaphtonymy: the interaction of metaphor and metonymy in expressions for linguistic action. Cognitive Linguistics, v. 1, n. 3, 1990.

GOOSSENS, Louis. Metaphtonymy: the interaction of metaphor and metonymy in expressions for linguistic action. In: DIRVEN, René; PÖRINGS, Ralf (Org.). Metaphor and metonymy in comparison and contrast. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003. p. 349-377.

GRADY, Joseph. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. 1997. Tese (Doutorado em Linguística) – University of California, Berkeley, 1997.

HAMPE, Beate (Org.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2005.

HARRISON, Chloe; STOCKWELL, Peter. Cognitive Poetics. In: LITTLEMORE, Jeanette; TAYLOR, John R. (Org.). The Bloomsbury Companion to Cognitive Linguistics. London: Bloomsbury Academic, 2014. p. 218-233.

JOHNSON, Mark. The meaning of the body: aesthetics of human understanding. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

KÖVECSES, Zoltán. Metaphor and Poetic Creativity: A Cognitive Linguistic Account. Acta Universitatis Sapientiae, Philologica, v. 1, n. 2, p. 181-196, 2009.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003 [1980].

LANGACKER, Ronald W. Foundations of Cognitive Grammar: Volume I: Theoretical Prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1987.

MACWHINNEY, Brian. The emergence of language from embodiment. In: The emergence of language. Mahwah: Erlbaum, 1998. p. 213-256.

NASCIMENTO, Thiago. Metáfora conceptual e relevância: a manutenção de efeitos cognitivos na tradução de O retrato ovalado de Edgar Allan Poe. Revista Interdisciplinar em Estudos da Linguagem, v. 2, n. 1, p. 106-127, 2020.

SAITO, Livia. Annabel Lee de Poe e de Pessoa: uma leitura comparada à luz da poética cognitiva. 2023. 50 f. Monografia (Linguística Teórica e Descritiva) – Departamento de Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

SILVA, Augusto Soares. A linguística cognitiva – uma breve introdução a um novo paradigma em linguística. Revista Portuguesa de Humanidades, v. 1, n. 1-2, p. 59-101, 1997.

STEEN, Gerard; GAVINS, Joanna. Contextualising Cognitive Poetics. In: GAVINS, Joanna; STEEN, Gerard (Org.). Cognitive Poetics in Practice. London: Routledge, 2003. p. 1-12.

STOCKWELL, Peter. Cognitive poetics: an introduction. London: Routledge, 2002.

TSUR, Reuven. Towards a theory of cognitive poetics. 2. ed. Brighton: Sussex Academic Press, 2008 [1992].

VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge: MIT Press, 1991.

VANDAELE, Jeroen; BRÔNE, Geert. Cognitive poetics: a critical introduction. In: BRÔNE, Geert; VANDAELE, Jeroen (Org.). Cognitive poetics: goals, gains and gaps. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009. p. 1-29.

VILAS BOAS, Isabelle Lino. Poética Cognitiva: uma análise de frames e espaços mentais em Amor, de Clarice Lispector. 2025. 34 f. Monografia (Linguística Teórica e Descritiva) – Departamento de Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

ZWAAN, Rolf A.; MADDEN, Carol J. Embodied Sentence Comprehension. In: PECHER, Diane; ZWAAN, Rolf A. (Org.). Grounding Cognition: The Role of Perception and Action in Memory, Language, and Thinking. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 224-245.

Pubblicato

2025-08-09

Come citare

Costa, G. O., & Nascimento, T. da C. (2025). Música na pele: Uma compreensão corporificada da experiência estética da canção de Taylor Swift. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72776. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72776