Da democratização da cultura à democracia cultural

Um olhar para a política cultural paulistana através de recortes das gestões de Mário de Andrade e Marilena Chauí

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72823

Mots-clés :

política cultural, democratização de acesso à cultura, democracia cultural

Résumé

A cidade de São Paulo foi pioneira na criação de um órgão público responsável pela política cultural municipal no país, o Departamento de Cultura, atual Secretaria de Cultura. O presente artigo propõe a análise  da política cultural de duas das gestões mais emblemáticas deste departamento/secretaria, dos intelectuais Mário de Andrade, na década de 1930 e Marilena Chauí, já no fim da década de 1980. A análise será feita pela ótica de dois modelos de política cultural: a democratização da cultura e a democracia cultural, demonstrando como o entendimento sobre o que é cultura e de qual deve ser o objetivo de uma política cultural influenciam nas estratégias dos gestores e na adoção de diferentes políticas culturais. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura acerca de recortes de ações, consideradas bastante relevantes e representativas de cada uma das gestões.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Almeida da Silva, Universidade de São Paulo

Gabriela Almeida da Silva é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo. Possui especialização em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da mesma universidade. É bacharel em Gestão de Políticas Públicas, também pela USP e possui titulação de bacharel em Gestão e Direção Pública, pela Universidade de Vigo, obtida por meio de convênio de dupla titulação desta universidade com a USP, por meio de intercâmbio de um ano. 

Karina Poli Lima da Cunha, Universidade de São Paulo

Professora Adjunta do Instituto de Geografia, Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2023). Pós Doutora pelo Departamento de Cinema Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo com bolsa da FAPESP (2020). Doutora em Comunicação (2016), pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, área de concentração Interfaces Sociais da Comunicação, com bolsa FAPESP, . Mestre em Comunicação Social área de concentração Relações Públicas, Propaganda e Turismo, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003). Graduada em História (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London (2018-2020), para realizar pesquisas de pós doutoramento com Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior financiada pela FAPESP, onde foram estudadas os impactos das políticas públicas para a Economia Criativa na formação de Hubs Criativos. Atualmente é professora convidada do Curso de Especialização em Gestão Cultural no Centro de Estudos Latino Americano de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - CELACC (2018- atual). Desenvolve pesquisas em colaboração com pesquisadores do SIC.Lab Mediterranée - SICMED e da Rede Creamed envolvendo a Université Cote dAzur, Avignon Université et lUniversité de Toulon (2021- atual) estudando os aglomerados urbanos culturais e criativos, e é pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica do Porto (2021- atual). Em 2015, 2016 e 2021 foi contemplada com financiamentos do Ministério da Cultura e Consulado Francês para realizar intercâmbios culturais com produtores e pesquisadores do Reino Unido e França. Entre 2013 e 2014 foi professora do curso de especialização em Gestão do Lazer e do Entretenimento do SENAC, ministrando as disciplinas de Políticas Culturais e Produção Cultural. Entre 2010 e 2012 atuou como produtora cultural, parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura e parte do conselho administrativo da Cooperativa de Música de São Paulo, analisando, desenvolvendo, enquadrando, produzindo e prestando contas de projetos culturais na área de música, especialmente o choro. Entre 2009 e 2010 foi Consultora sênior do escritório de Marketing Turístico, Chias Marketing para o desenvolvimento do Plano de Marketing do Estado de Santa Cataria, o Plano Catarina, implementado a metodologia criada pelo Professor Joseph Chias para o desenvolvimento da marca do estado e do plano de comunicação. E entre 2002 e 2008 foi instrutora de cursos de capacitação e formação de agentes de viagens da empresa Graffite e Turismo, escola técnica de formação de Guia e gestora do programa de formação e capacitação da ABAV ( Associação Brasileira de Aventes de Viagens). Entre 2001 e 2009 foi professora dos Cursos técnicos, graduação e pós graduação em Turismo e Planejamento Turístico nas universidades UNIP, SENAC, FECAP, UNICSUL e UNIBAN, FECAB lecionando as disciplinas planejamentos turísticos, comunicação e marketing turístico, turismo cultural, eventos, metodologia de pesquisa entre outras disciplinas. Entre 2001 e 2002 foi prestadora de serviços de organização e digitalização do Arquivo do Departamento de Documentação da Editora Abril, DEDOC. Entre 1999 e 2001 foi professora de História do ensino fundamental e médio em escolas estaduais (como professora substituta) e particulares na cidade de São Paulo. Seus temas de interesse são Economia Criativa, inovação, Inteligência Artificial Generativa, Viés Informacional, Colonialismo Digital, Hubs Criativos, Politicas Culturais, Produção Cultural e Turismo.

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Publié-e

2025-08-07

Comment citer

Silva, G. A. da, & Cunha, K. P. L. da . (2025). Da democratização da cultura à democracia cultural: Um olhar para a política cultural paulistana através de recortes das gestões de Mário de Andrade e Marilena Chauí. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72823. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72823