Da democratização da cultura à democracia cultural
Um olhar para a política cultural paulistana através de recortes das gestões de Mário de Andrade e Marilena Chauí
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72823Palabras clave:
política cultural, democratização de acesso à cultura, democracia culturalResumen
A cidade de São Paulo foi pioneira na criação de um órgão público responsável pela política cultural municipal no país, o Departamento de Cultura, atual Secretaria de Cultura. O presente artigo propõe a análise da política cultural de duas das gestões mais emblemáticas deste departamento/secretaria, dos intelectuais Mário de Andrade, na década de 1930 e Marilena Chauí, já no fim da década de 1980. A análise será feita pela ótica de dois modelos de política cultural: a democratização da cultura e a democracia cultural, demonstrando como o entendimento sobre o que é cultura e de qual deve ser o objetivo de uma política cultural influenciam nas estratégias dos gestores e na adoção de diferentes políticas culturais. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura acerca de recortes de ações, consideradas bastante relevantes e representativas de cada uma das gestões.
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