Narrativa cinematográfica
Uma leitura a partir da hemenêutica de Paul Ricoeur
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72841Palabras clave:
Narrativa, Tempo, Hermenêutica, CinemaResumen
Este estudo investiga as relações temporais na narrativa, conforme proposto por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa. A análise da obra de Ricoeur explora a relação entre tempo e narrativa, partindo das aporias do tempo em Santo Agostinho e da construção da intriga em Aristóteles. Ricoeur estabelece uma relação intrínseca entre tempo e narrativa, propondo a concepção de tríplice mimese para entender como o tempo é configurado na narrativa. Busca-se aplicar as reflexões de Ricoeur sobre narrativa literária à linguagem cinematográfica, visando ampliar a compreensão da narrativa de ficção e explorar novas relações possíveis. Isso permitirá uma melhor compreensão da narrativa em diferentes mídias, enriquecendo a análise da ficção e abrindo novas perspectivas para a pesquisa narrativa, com um alcance mais amplo e diversificado, contribuindo para uma compreensão mais profunda da narrativa em suas diversas formas e expressões, promovendo um entendimento mais completo e integrado, gerando novos insights teóricos e práticos efetivamente.
Citas
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. 2. ed. Imprensa Nacional– Casa da Moeda. 1990. Série Universitária. Clássicos de Filosofia.
AVES DE RAPINA – Arlequina e sua emancipação fantabulosa. Direção: Cathy Yan. Produção: LuckyChap Entertainment; Clubhouse Pictures; Kroll & Co. Entertainment. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, 2020. 1 vídeo (109 min). Exibição: HBO Max.
BONA, Nelson Aldo. Paul Ricoeur e uma epistemologia da história centrada no sujeito. 2010. Tese (Doutorado)– Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, 2010.
GAUDREAULT, André; JOST, François. A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora da UnB, 2009.
MENDES, Breno. Existência e linguagem: o problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur. 2019. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2019.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa, tomo I. Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, tomo II. Tradução Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
SANTO AGOSTINHO. Confissões. Tradução e notas Maria Luiza Jardim Amarante. São Paulo: Paulus, 1997.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação e outros ensaios. São Paulo, Companhia das Letras, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Francisco Valdério, Valéria Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

