Narrativa cinematográfica

Uma leitura a partir da hemenêutica de Paul Ricoeur

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72841

Palabras clave:

Narrativa, Tempo, Hermenêutica, Cinema

Resumen

Este estudo investiga as relações temporais na narrativa, conforme proposto por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa. A análise da obra de Ricoeur explora a relação entre tempo e narrativa, partindo das aporias do tempo em Santo Agostinho e da construção da intriga em Aristóteles. Ricoeur estabelece uma relação intrínseca entre tempo e narrativa, propondo a concepção de tríplice mimese para entender como o tempo é configurado na narrativa. Busca-se aplicar as reflexões de Ricoeur sobre narrativa literária à linguagem cinematográfica, visando ampliar a compreensão da narrativa de ficção e explorar novas relações possíveis. Isso permitirá uma melhor compreensão da narrativa em diferentes mídias, enriquecendo a análise da ficção e abrindo novas perspectivas para a pesquisa narrativa, com um alcance mais amplo e diversificado, contribuindo para uma compreensão mais profunda da narrativa em suas diversas formas e expressões, promovendo um entendimento mais completo e integrado, gerando novos insights teóricos e práticos efetivamente. 

Biografía del autor/a

Francisco Valdério, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor (2016) e Mestre (2010) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2004) e Graduado em Licenciatura em Filosofia (1996) pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA. Professor Adjunto IV na Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. Atua na graduação em filosofia (UEMA) e no Programas de Pós-Graduação, mestrado acadêmico, em filosofia (PPGFIL-UFMA) como professor permanente. É coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia, NEAFILOS da UEMA/CNPq. Coordenador do GT Eric Weil e a compreensão do nosso tempo vinculado a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, ANPOF (2017-2022). Membro do Institut Eric Weil - Université de Lille (França). Membro Conselheiro do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Fundador do Curso de Licenciatura em Filosofia da UEMA. Concentra suas atividades nos temas Ética, Filosofia Política e Hermenêutica.

Valéria Cristina dos Santos Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda de Filosofia Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi bolsista de Iniciação Científica com o projeto: Narrativa Cinematográfica: Uma leitura a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur (2022-2023). Enquanto voluntária, participou das ações de extensão: Curso de Extensão Ágora Filosófica (2022); Cidadania Ativa: educação para a democracia na formação de lideranças estudantis (2022-2023); Cineclube Olhares: Um despertar por meio do cinema (2022-2023). Integrante do Núcleo de Estudos em Filosofia, Mulheres e Teorias Feministas (NEFM-TF), do Grupo de Estudos Filosofias e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero, Memória e Identidade - GENI, todos da UEMA. Áreas de interesse: Cinema, Historiografia da Filosofia, Feminismos, Estudos de gênero e sexualidade, Filosofia pós-colonial. Interesse especial nas obras de Paul B. Preciado e Donna J. Haraway

Citas

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Publicado

2025-08-07

Cómo citar

Valdério, F., & Carvalho, V. C. dos S. (2025). Narrativa cinematográfica: Uma leitura a partir da hemenêutica de Paul Ricoeur. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72841. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72841