Narrativa cinematográfica
Uma leitura a partir da hemenêutica de Paul Ricoeur
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72841Parole chiave:
Narrativa, Tempo, Hermenêutica, CinemaAbstract
Este estudo investiga as relações temporais na narrativa, conforme proposto por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa. A análise da obra de Ricoeur explora a relação entre tempo e narrativa, partindo das aporias do tempo em Santo Agostinho e da construção da intriga em Aristóteles. Ricoeur estabelece uma relação intrínseca entre tempo e narrativa, propondo a concepção de tríplice mimese para entender como o tempo é configurado na narrativa. Busca-se aplicar as reflexões de Ricoeur sobre narrativa literária à linguagem cinematográfica, visando ampliar a compreensão da narrativa de ficção e explorar novas relações possíveis. Isso permitirá uma melhor compreensão da narrativa em diferentes mídias, enriquecendo a análise da ficção e abrindo novas perspectivas para a pesquisa narrativa, com um alcance mais amplo e diversificado, contribuindo para uma compreensão mais profunda da narrativa em suas diversas formas e expressões, promovendo um entendimento mais completo e integrado, gerando novos insights teóricos e práticos efetivamente.
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