Rita Lee

Trajetória, resistência e censura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73060

Palavras-chave:

Rita Lee, Ditadura Civil-Militar, Censura, História e Música

Resumo

Rita Lee destacou-se como compositora, instrumentista, cantora e escritora, alcançando grande popularidade. O estudo rastreia sua trajetória, enfatizando o período da ditadura militar, sua prisão em 1976 e a censura sobre sua obra. Suas letras foram vetadas por abordarem moralidade, sexualidade, corpo feminino e liberdade. A pesquisa adota uma perspectiva histórica e musical, analisando sua produção no rock e no tropicalismo. Baseia-se em autores como Lima (2020), Matos (1997), Paranhos (2019) e Napolitano (2001 e 2002). Estruturado em três unidades, o estudo examina sua relação com a censura, estratégias analíticas e percursos da pesquisa.

Biografia do Autor

Giseleda Silva Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Ibirapuera (2008), graduação em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2012), em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2022) e Geografia pela Faculdades Integradas Campos Salles (2025), especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), em Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Federal de São Paulo (2022) e em As Áfricas e suas Diásporas (2025). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista Capes (2018). Atualmente é doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista CNPq e professora efetiva de História e Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio no Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História, Língua Portuguesa e editoração.

Maria Izilda Santos de Matos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991), Livre docência (2016), pós doutorado Université Lumiere Lyon 2/França (1997), atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Convidada da Universidade CaFoscara/Veneza/Itália (2023). Participou de vários outros projetos de pesquisa, é pesquisadora 1 A do CNPq. Em 1994 recebeu o prêmio SESI-CNI de Teses Universitárias, com o trabalho Trama e Poder, em que estuda as indústrias paulistas, entre 1890-1934. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, música, cidade, gênero, história das mulheres. Entre suas obras destacam-se: Melodia e Sintonia: o masculino, o feminino e suas relações em Lupicínio Rodrigues. Bertrand Brasil, 1999. Dolores Duran: Experi ências Boêmias em Copacabana nos anos 50. Bertrand Brasil, 2002. O imaginário em debate, Olho d'água, 1998. A Cidade em debate. Olho D'água, 1999. Meu lar é o botequim, , Cia Editora Nacional, 2.ed., 2002. Cotidiano e Cultura: história, cidade e trabalho, EManuscrito, 3.ed. 2019. A cidade, a noite e o cronista: São Paulo de Adoniran Barbosa. EDUSC, 2008. Portugueses: deslocamentos, experiências e cotidiano SP séculos XIX e XX. EDUSC, 2013.Gênero, terceiro setor e desenvolvimento: Quebradeiras - uma luta pela preservação do meio ambiente e cultura dos babaçuais; Gênero e imigração: mulheres portugueses em foco. Emanuscrito, 2017. Corpos e Emoções, Emanuscrito, 2018. Por uma história do sorriso, Hucitec, 2018.

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Publicado

2025-08-25

Como Citar

Souza, G. S. ., & Santos de Matos, M. I. (2025). Rita Lee: Trajetória, resistência e censura. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e73060. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73060