Ensaio sobre a produção de masculinidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e74384

Palavras-chave:

Masculinidades, Arquétipos, Modelos, Hegemonia masculina, Identidade cultural

Resumo

Este artigo parte das reflexões sobre a construção de modelos de masculinidades e busca identificar os arquétipos masculinos brasileiros. No Brasil, as masculinidades têm se tornado cada vez mais diversas. Ainda que a maioria dos homens ainda se identificam como “tradicionalistas” ou “conservadores”, outros grupos estão se destacando, como os homens que se identificam como “modernos” ou “alternativos”. Esta é uma pesquisa reflexiva de cunho qualitativo. A reflexão é um processo de aprendizagem que permite ao pesquisador examinar suas próprias percepções e experiências, bem como a interação entre elas e o assunto que está sendo estudado. Neste sentido, seis arquétipos masculinos, fragmentados pelas regiões do país foram identificados. No Nordeste, observou-se a masculinidade Cabra Macho e Homem Sertanejo. No sudeste e sul, os arquétipos do Artesão Heroico e do Self-Made Man. No Norte, o Homem Ribeirinho. No centro-oeste, o Homem Agro.

Biografia do Autor

Augusto Ferreira Ramos Filho, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Administração (UFPB). Universidade Estadual de Alagoas.   

Ildeberto Alves Moreira, Universidade Estadual de Alagoas

Mestrando em Dinâmicas Territoriais e Cultura - Prodic/Uneal. Licenciado em Geografia pela UNEAL.

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Publicado

2025-12-11

Como Citar

Ramos Filho, A. F., & Moreira, I. A. (2025). Ensaio sobre a produção de masculinidades brasileiras. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e74384. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e74384