Ensaio sobre a produção de masculinidades brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e74384Mots-clés :
Masculinidades, Arquétipos, Modelos, Hegemonia masculina, Identidade culturalRésumé
Este artigo parte das reflexões sobre a construção de modelos de masculinidades e busca identificar os arquétipos masculinos brasileiros. No Brasil, as masculinidades têm se tornado cada vez mais diversas. Ainda que a maioria dos homens ainda se identificam como “tradicionalistas” ou “conservadores”, outros grupos estão se destacando, como os homens que se identificam como “modernos” ou “alternativos”. Esta é uma pesquisa reflexiva de cunho qualitativo. A reflexão é um processo de aprendizagem que permite ao pesquisador examinar suas próprias percepções e experiências, bem como a interação entre elas e o assunto que está sendo estudado. Neste sentido, seis arquétipos masculinos, fragmentados pelas regiões do país foram identificados. No Nordeste, observou-se a masculinidade Cabra Macho e Homem Sertanejo. No sudeste e sul, os arquétipos do Artesão Heroico e do Self-Made Man. No Norte, o Homem Ribeirinho. No centro-oeste, o Homem Agro.
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© Augusto Ferreira Ramos Filho, Ildeberto Alves Moreira 2025

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