“Braços para a lavoura”: a subvenção paulista para imigração (1886-1896)

Autores

  • Kátia Cristina Petri

Palavras-chave:

Brasil império, Imigração, Política imigratória, Subvenção

Resumo

A proposta é refletir sobre alguns aspectos que permearam a política imigratória em São Paulo sob o ponto de vista da subvenção. O recorte cronológico, decênio 1886 1896 tem na Sociedade Promotora da Imigração a base estrutural para a montagem de todo aparato em torno da vinda dos imigrantes para a lavoura cafeeira e as especificidades da administração provincial para a organização, legitimação e sistematização, frente a uma política imigratória imperial que privilegiava o apoio a propriedade da terra, ocupação de fronteiras para manutenção da unidade territorial e um projeto que visava “civilizar e branquear a população nativa brasileira”. Não pretendo reforçar o mito do empreendedorismo do oeste paulista, mas analisar algumas perspectivas que estão sendo colocadas pela historiografia contemporânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kátia Cristina Petri

Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC-SP, bolsista CNPq e membro do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Núcleo de Estudos Culturais (NEC).

Downloads

Como Citar

Petri, K. C. (2012). “Braços para a lavoura”: a subvenção paulista para imigração (1886-1896). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9549