A pré-história da imagem estereotipada da mulher brasileira: desvendando o estereótipo

Autores

  • Lisani Albertini de Souza

Palavras-chave:

Corpo, Mídia, Mulher, Brasil

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca do processo de construção da imagem estereotipada da mulher brasileira. Pretendemos descortinar as decodificações superficiais encontradas nas imagens estereotipadas presentes na mídia contemporânea. Através da teoria da memética desenvolvida por Richard Dawkins iremos observar esta imagem dentro de um processo evolutivo, ou seja, inserida em um passado histórico vivo e em constante movimento. Para tanto nossa observação rompe as barreiras da contemporaneidade e volta o olhar para o Brasil Colonial, com o intuito de observar o mosaico relacional que desencadeou as primeiras representações acerca da mulher brasileira.

Biografia do Autor

Lisani Albertini de Souza

Lisani Albertini de Souza é mestranda do curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui graduação em Comunicação das Artes do Corpo pela mesma Instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: arte, cultura e semiótica.

Downloads

Como Citar

Souza, L. A. de. (2012). A pré-história da imagem estereotipada da mulher brasileira: desvendando o estereótipo. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9551