URBAN LAYOUT AND THE CONSTRUCTION OF THE BAROQUE CITY

SÃO PAULO IN THE SEVENTEENTH CENTURY

Authors

  • Francisco Isaac Dantas de Oliveira UFRN-CERES/Caicó, Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64446

Keywords:

São Paulo, city, baroque

Abstract

Baroque was an artistic style that built cities. For a long time, the
historiography produced in Brazil did not look more closely at the history of baroque drama
in Sao Paulo city. This has always been seen as a city built with government money.
coffee, modern city and locomotive in Brazil. Baroque is an artistic style linked in most
sometimes the cities of Minas Gerais, the city of Rio de Janeiro and the cities on the coast
sugar industry in Northeast Brazil. This research found that the city of São Paulo was as
dramatic and baroque like the examples cited here. I made a brief overview from the
new historiography about baroque cities and sought to analyze the striking presence of the baroque
as “building style” of the city of São Paulo, in this sense, the political and religious powers
worked together and built colonial São Paulo on the Portuguese model, making it a
Baroque city like so many others in the Portuguese Empire. The methodology sought support from the vast
specialized bibliography to support the interpretation and understanding of a baroque city.

Author Biography

Francisco Isaac Dantas de Oliveira, UFRN-CERES/Caicó, Rio Grande do Norte

Doutor em História Social pelo PPGH-PUC-SP (com bolsa CAPES, ano de obtenção do título 2023). É mestre em História e Espaços pelo PPGH-UFRN (2013), especialista em Literatura e Ensino pelo IFRN (2015) e licenciado em História pela Universidade Potiguar - UnP (2009). É aluno do curso de Graduação em Biblioteconomia na UFRN (ano de início 2019). Atualmente trabalha como editor na Editora Biblioteca Ocidente. É editor científico do periódico acadêmico Revista Galo - Arte, Sociedade e Cultura. Em 2021 publicou dois livros: Quatro reflexões sobre o Brasil holandês a partir da arte e Frans Post e as paisagens do Brasil holandês; em 2022, publicou o livro: Três ensaios sobre a história de Natal: Colônia, Império e República; em 2023, organizou o livro: Da Colônia ao Império: história social da América portuguesa ao Império do Brasil (séc. XVI ao XIX). Possuo experiência profissional no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio nas redes de ensino pública e privada (Natal e Parnamirim). Tem experiência no ensino técnico na UNP, onde lecionou as disciplinas de História da Arte e História Aplicada ao Turismo e Manifestações Culturais (2014-2016). Lecionou na Pós-graduação em Educação Ambiental e Patrimonial no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP (2016). Atuou como assistente de oficina didática em história no Ensino Fundamental 2 no Instituto Santos Dumont (ISD) - Natal (2016-2017). Atuou como pesquisador júnior no arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHG-RN) durante a graduação. Desenvolveu também, pesquisas no Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Fundação Cultural Ema G. Kablin (SP), e no Instituto Ricardo Brennand (IRB-PE) durante o mestrado. No Doutorado desenvolveu pesquisa no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), onde estudou os retratos dos santos e doutores da Igreja Católica pintados por Jesuíno do Monte Carmelo. Na área de história tem experiência nos seguintes temas: História Moderna, História do Brasil Colonial, Frans Post, História da Arte, História da Paisagem, Imagem, História da Holanda, História de São Paulo colonial, Jesuíno do Monte Carmelo, Barroco, Século XVIII, Cidade, Ocidente e Ocidentalização, América e Expansão Ibérica nas Américas. Nas pesquisas relacionadas a História e Literatura tem experiência nos temas de gênero feminino, paisagem oitocentista, literatura romântica e José de Alencar.

References

ARRUDA, José J. de Andrade. Introdução. In: Documentos

manuscritos avulsos da Capitania de São Paulo (1644-1830).

Catálogo 1. Bauru, SP: EDUSC; São Paulo, SP: FAPESP: IMESP,

BRESCIANI, Stella. Desfazer o novelo ou caminhar pelo labirinto das

interpretações. in: TORRÃO FILHO, Amilcar. Paradigma do caos ou

cidade da conversão? São Paulo na administração do Morgado de

Mateus (1765-1775). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.

DERNTL, Maria Fernanda. Método e arte: Urbanização e formação

territorial na capitania de São Paulo, 1765-1811. São Paulo: Alameda,

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26° ed. São Paulo:

Cia. das Letras, 1995.

REIS, Gilson S. Matos. Conselho Ultramarino. In: Documentos

manuscritos avulsos da Capitania de São Paulo (1644-1830).

Catálogo 1. Bauru, SP: EDUSC; São Paulo, SP: FAPESP: IMESP,

SEGAWA, Hugo. Entre o semeador e o ladrilhador. In: Método e arte:

Urbanização e formação territorial na capitania de São Paulo, 1765-

São Paulo: Alameda, 2013.

TORRÃO FILHO, Amilcar. Paradigma do caos ou cidade da

conversão? São Paulo na administração do Morgado de Mateus (1765-

. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.

Published

2023-11-30

How to Cite

Oliveira, F. I. D. de. (2023). URBAN LAYOUT AND THE CONSTRUCTION OF THE BAROQUE CITY: SÃO PAULO IN THE SEVENTEENTH CENTURY. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (30), 165–175. https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64446

Issue

Section

Dossiê História e Arte