Tecnologias digitais como espaço de trocas de experiências e conteúdos entre professores da educação inclusiva

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72452

Abstract

O objetivo do artigo é apresentar o desenvolvimento de uma plataforma digital colaborativa para troca de experiências e conteúdos dos professores de apoio educacional especializado e sala de recursos do município de Niterói. Através da pesquisa qualitativa, desenhou-se o perfil e as vivências destes professores, assim como a definição de cada funcionalidade, elementos e nomenclatura do espaço digital a ser desenvolvido. Em cada etapa o diálogo entre autores e pesquisadores da área educacional, inclusiva e tecnológica é refletida, a fim de corroborar com a construção de uma plataforma como possibilidade de dinamizar o cotidiano docente e suprir necessidades apontadas por eles. Conclui-se que a tecnologia alinhada à educação possibilita a superação de desafios do cotidiano daqueles cujo propósito é a garantia do direito à uma educação equitativa.

Biografie autore

Ana Flavia de Oliveira Albuquerque, Centro Universitário Carioca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestra em Novas Tecnologias na Educação pela UniCarioca (2025). Atualmente é professora da educação inclusiva na Rede pública de Niterói. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Verônica Eloi de Almeida, Centro Universitário Carioca

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). É docente do mestrado em novas tecnologias digitais na Educação, da Unicarioca, e de cursos de extensão. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, novas tecnologias digitais e educação inclusiva.

Marcos Antonio Silva, Centro Universitário Carioca

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana PPFH/UERJ Mestre em
Educação em Ciências e Saúde NUTES/UFRJ Especialista em Designer Instrucional para
EaD -FACEL/PR Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional UCAM Licenciado em
pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002). Coordenador dos
cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem do Centro Universitário
Unicarioca. Atuou como coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem e do curso de
Licenciatura em Pedagogia da Unicarioca. Professor do Mestrado profissional em Novas
Tecnologias Digitais do Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA. Atuou como consultor
do sistema SESI NACIONAL para área de linguagens, códigos e suas tecnologias na
modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Membro da Associação Brasileira de
Educação a Distância - ABED. Membro do conselho científico da Associação Brasileira de
Tecnologia Educacional - ABT Atua há mais de 20 anos em diferentes segmentos
educacionais: da educação em ambientes não formais ao ensino superior. Atua no ensino
superior desde 2003 em propostas de educação presencial e EAD em diferentes funções
como docência, tutoria, coordenação de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu,
produção e avaliação de materiais didáticos, sequências didáticas, trilhas de aprendizagem
e outras estratégias pedagógicas, formação de profissionais e avaliação de equipes.
Professor e psicopedagogo com histórico de atuação em diversos cursos de graduação,
pós-graduação e colaboração em grupos de pesquisa, em instituições públicas e privadas
nas áreas de educação, saúde e gestão. Áreas de interesse: formação humana mediada por
tecnologias digitais, formação de professores, educação a distância, projetos inovadores em
educação, neurociência aplicada a educação, ensino híbrido, metodologias ativas,
dificuldades e transtornos de aprendizagem, tecnologias assistivas, desenvolvimento
humano, neuroeducação, inteligência artificial aplicada a ambientes educacionais, mediação
e curadoria de conteúdos,

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Pubblicato

2025-08-07

Come citare

Albuquerque, A. F. de O. ., Almeida, V. E. de, & Silva, M. A. (2025). Tecnologias digitais como espaço de trocas de experiências e conteúdos entre professores da educação inclusiva. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72452. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72452