DESLOCAMENTOS HUMANOS: REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE ITALIANA E A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGATUBA/SP

Auteurs-es

  • Maria Aparecida Morais Lisboa

Résumé

O presente artigo prioriza a inserção dos imigrantes italianos na Freguesia do Espírito Santo da Boa Vista, atual Angatuba/SP. Tem como eixo central a pesquisa Viver na intersecção de culturas: trajetórias de famílias imigrantes italianas em Angatuba/SP (1881-1982), com destaque ao capital político, econômico e cultural dos grupos de imigrantes italianos da Toscana, região setentrional da Itália os de origem meridional, os Campânios.

 

Biographie de l'auteur-e

Maria Aparecida Morais Lisboa

Doutora em Educação, Unicamp, 2008. Mestrado em Educação, Unicamp, 2001. Graduada em Pedagogia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba/SP. Graduada em História e Estudos Sociais, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga/SP. Especialização em Arquivismo (Convênio USP-Unicamp, 2005-2006). Docente de Ensino Superior. Pesquisadora do Centro de Memória Unicamp (2001-2012). Autora dos Livros: Fazenda das Areias e Fazenda da Conquista/SP: História, Memória e Cultura (coautora: Bárbara Heliodra Soares do Prado), 2019. Dina Lisboa: moldando emoções... a vida me fez assim... atriz, mulher de teatro, Coleção Aplauso-Perfil, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010. Fandango do Miliano: Do couro ao café, ao algodão e a pecuária leiteira: reconstrução da trajetória de surgimento e transformação da realidade socio-cultural no sudoeste de São Paulo, 2002.

[1] Angatuba está localizada a aproximadamente 210 quilômetros de São Paulo. O acesso principal da cidade é através da Rodovia Raposo Tavares.

[1] Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação-Unicamp, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-20

Comment citer

Lisboa, M. A. M. (2019). DESLOCAMENTOS HUMANOS: REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE ITALIANA E A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGATUBA/SP. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (21). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/46570