TUTANCÂMON E A SUA AUTORREPRESENTAÇÃO E A DE SEUS INIMIGOS NA ICONOGRAFIA

Auteurs-es

  • Janaina Silva Xavier Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)
  • Rodrigo Pereira Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64449

Mots-clés :

Tutancâmon, iconografia, condição física, batalhas

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar os estudos mais atuais
sobre o faraó Tutancâmon, especialmente aqueles relacionados a sua
condição física e a sua efetiva participação em batalhas, conforme
observado na iconografia dos artefatos encontrados em sua tumba e,
mais recentemente, nos restos de seu possível templo mortuário.

Bibliographies de l'auteur-e

Janaina Silva Xavier, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

Graduada em Artes Visuais (2004), Especialista em Artes - Patrimônio Cultural e Conservação de Artefatos (2006), Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (2010) pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Museologia (2015) pela Universidade de São Paulo. Doutora em Artes Visuais (2019) pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - Engenheiro Coelho) nos cursos de História, Pedagogia, Comunicação Social, Administração e Arquitetura e Urbanismo, ministrando as disciplinas de Estética e História da Arte, Patrimônio Cultural, Arte e Educação, Introdução à Museologia, TCC I e II, Fotografia, Linguagem Fotográfica, Introdução ao Design, Cinema e História da Imprensa; de Patrimônio Arqueológico e Grécia na Pós Graduação em História e Arqueologia do Oriente Próximo e Mediterrâneo e Metodologia de Pesquisa e Filosofia e Ética Cristã na Pós Graduação em Teologia. Curadora do Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP EC, desenvolvendo ações relacionadas à gestão e conservação de acervos, pesquisa e orientação, expografia e comunicação museológica. Líder do Laboratório de Estudos em Cultura e Arte (LABECA UNASP EC). Avaliadora de cursos superiores pelo MEC/INEP desde 2018. Experiência na área de Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Fotografia, Estética, Patrimônio Cultural, Memória Social e Museologia. Experiência em Design Instrucional EAD (autoria, curadoria, revisão e validação).

Rodrigo Pereira Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (1992), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999), mestrado em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE (1996). Especialização em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1998). Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção - atualmente vindulada à PUC SP (2001). Estudos pós doutorais com concentração em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). Doutor em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo com bolsa da Capes a partir de novembro de 2010 a março de 2011. É professor de Teologia e Arqueologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho, SP (UNASP-ec), curador do MAB, Museu de Arqueoologia Bíblica do UNASP e apresentador do documentário semanal "Evidências", transmitido pela TV Novo Tempo.

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Publié-e

2023-11-30

Comment citer

Xavier, J. S., & Silva, R. P. (2023). TUTANCÂMON E A SUA AUTORREPRESENTAÇÃO E A DE SEUS INIMIGOS NA ICONOGRAFIA. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (30), 206–239. https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64449

Numéro

Rubrique

Dossiê História e Arte