Cortinas do cotidiano
Vidas na modernidade
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68734Résumé
O objetivo deste artigo é pensar sobre a cidade e os efeitos da modernização a partir das perspectivas de Hoffmann, Poe e Baudelaire, usadas principalmente para refletir sobre os efeitos de uma vida sob vigilância. O foco da análise é o espaço da janela e a maneira como as pessoas se apresentam diante dela. Para enriquecer o debate, são apresentados dados coletados durante uma pesquisa de doutorado recentemente concluída na cidade do Rio de Janeiro.
Références
AGIER, M. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimento. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. e prefácio Ivan Junqueira, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BAUDELAIRE, Charles. As Multidões. In: ______. O Spleen de Paris: pequenos poemas em prosa. Trad. Leda Tenório da Mata. Rio de Janeiro: Imago, 1995. p. 41.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida, Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001
CARDOSO, Elizabeth Dezouzart. A invenção da zona sul: origens e difusão do topônimo Zona Sul na geografia carioca. GEOgraphia, v. 11, n. 22, p. 37-58, 2011. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13581>. Acesso em: 13 set. 2024.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1997.
Duarte, Luiz Fernando D. Da vida nervosa (nas classes trabalhadoras urbanas) Rio de Janeiro: Jorge Zahar/CNPq.,1986
DUMONT, L.O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1993
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
GUIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução: Raul Fiker. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.
GOMES, Renato Cordeiro. Arte como política: um olhar contemporâneo sobre a crônica de João do Rio. Brasil: Revista de Literatura Brasileira, v. 29, n. 54, p. 25-48, 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/brasilbrazil/article/view/70548>. Acesso em: 17 set. 2024.
GOMES, Renato Cordeiro. João do Rio. Rio de Janeiro: Agir, 2006.
HOFFMANN, E. T. A. A janela de esquina do meu primo. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LE BON, Gustave. The Crowd: A Study of the Popular Mind. International Relations and Security Network, 1895, p. 13.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
MENEZES, Marco Antonio. Um Flâneur Perdido na Metrópole do Século XIX: História e Literatura em Baudelaire. 2004. 184 f. Tese (Doutorado em História) – Curso de Pós-Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
MILL, John Stuart. A Liberdade; Utilitarismo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
PARK, Robert Ezra. A Cidade: sugestões para a Investigação do comportamento humano no meio urbano. In: VELHO, Otávio (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. p. 25-66.
RODRIGUES, José Carlos. O tabu do corpo. 4. ed. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.
SARLO, Beatriz. La ciudad vista: mercancias y cultura urbana. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2009.
SCHORSKE, Carl E. Pensando com a história: indagações na passagem para o modernismo. tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Octavio (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
VALLADARES, Licia. Um antropólogo explora a selva de pedras. Ensaios lançam um novo olhar sobre as condições das modernas sociedades urbanas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1º de out. 1994. Ideias/Livros.
VELHO, Gilberto. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
VELHO, Gilberto. Individualismo, anonimato e violência na metrópole. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 6, n. 13, p. 15-29, jun. 2000. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-71832000000100002>. Acesso em: 17 set. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Miriam Oliveira Santos 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.