Entre páginas e reflexões
O diário de leitura como caminho para a formação do leitor crítico em Capitães da Areia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72719Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o uso do diário de leitura como ferramenta pedagógica na formação do leitor crítico, a partir da interpretação do romance Capitães da Areia, de Jorge Amado. A pesquisa apoia-se em referências teóricas para indicar uma leitura reflexiva, na qual o aluno se reconheça como sujeito do processo, favorecendo a interpretação textual e a autonomia dos estudantes, que contribuirão, certamente, para a formação de cidadãos críticos diante do mundo. A proposta não envolve aplicação empírica, mas se define como uma contribuição ao campo do ensino de literatura, especialmente no que diz respeito à formação do leitor na escola. Entende-se, desse modo, que o diário de leitura, aliado a obras com forte dimensão social, que extrapolem o âmbito ficcional e proponham, de certa forma, que o aluno repense as problemáticas que o cercam, representa uma estratégia potente para fomentar uma leitura crítica, significativa e transformadora.
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