Entre páginas e reflexões

O diário de leitura como caminho para a formação do leitor crítico em Capitães da Areia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72719

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o uso do diário de leitura como ferramenta pedagógica na formação do leitor crítico, a partir da interpretação do romance Capitães da Areia, de Jorge Amado. A pesquisa apoia-se em referências teóricas para indicar uma leitura reflexiva, na qual o aluno se reconheça como sujeito do processo, favorecendo a interpretação textual e a autonomia dos estudantes, que contribuirão, certamente, para a formação de cidadãos críticos diante do mundo. A proposta não envolve aplicação empírica, mas se define como uma contribuição ao campo do ensino de literatura, especialmente no que diz respeito à formação do leitor na escola. Entende-se, desse modo, que o diário de leitura, aliado a obras com forte dimensão social, que extrapolem o âmbito ficcional e proponham, de certa forma, que o aluno repense as problemáticas que o cercam, representa uma estratégia potente para fomentar uma leitura crítica, significativa e transformadora.

Biografia do Autor

Alessandra Yazbeck Oliveira Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Letras – Português e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2024, desenvolvo pesquisa de Iniciação Científica na área de ensino de literatura, com interesse especial na formação do leitor crítico e nas práticas de leitura no contexto escolar.

Carlos Henrique Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Desde 2023, atua como Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Literaturas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), atuando em turmas da Educação Básica e Licenciaturas em Letras. Tem interesse, sobretudo, nas relações entre Literatura, História e Memória e nos seguintes temas: literatura portuguesa dos séculos XX e XXI; diálogos entre as Literaturas de Língua Portuguesa; intertextualidades; deslocamentos e travessias; escritas em feminino e ensino de literatura.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Lopes, A. Y. O. ., & Fonseca, C. H. (2025). Entre páginas e reflexões: O diário de leitura como caminho para a formação do leitor crítico em Capitães da Areia. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72719. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72719