Janela para Curutchet: entre o convívio e a norma em El hombre de al lado (2009)
Parole chiave:
Modernismo arquitetônico, Medianeras, LegislaçãoAbstract
O artigo procura discutir o filme argentino El hombre de al lado (2009) de Mariano Cohn e Gastón Duprat, a partir do impasse que se apresenta na película: a abertura de uma janela. No filme, temos dois vizinhos, Leonardo e Victor, que se desentendem em virtude de uma abertura ilegal feita por um dos vizinhos na medianera que fica diante da Casa Curutchet (1948), uma casa projetada pelo arquiteto franco-suíço, Le Corbusier. A disputa entre os dois vizinhos perpassa toda narrativa e termina de maneira trágica. A partir disso pretende-se problematizar duas questões que se apresentam na narrativa: a casa modernista, e a impossibilidade do modernismo de intervir significativamente na vida das pessoas; e a lei, evocada durante todo filme e que, em teoria, resolveria o problema dos dois vizinhos.Downloads
Come citare
Simião, S. C. de S. (2016). Janela para Curutchet: entre o convívio e a norma em El hombre de al lado (2009). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (16), 294–319. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/28101
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Copyright (c) 2016 Suelen Caldas de Sousa Simião
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.